TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calúnia

Tese: Calúnia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 15

Calúnia

ART. 138 – “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – Detenção, de seis meses a dois anos, e multa.”

Calúnia significa imputar-lhe falsamente fato tipificado. Trata-se de crime de ação livre, pois pode ser praticado por palavras e gestos. A calúnia pode ser explicita ou inequívoca, implícita ou equivoca (quando a imputação é feita indiretamente, quando se depreende do conteúdo da assertiva) ou reflexa (imputar um crime a uma pessoa, acusando outra).

O objeto jurídico é a honra objetiva (reputação), isto é, aquilo que as pessoas pensam a respeito de alguém no tocante ás qualidades físicas, intelectuais, morais e outros dotes.

“§ 1°- Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

O parágrafo acima incrimina aquele que leva a conhecimento de outrem a calúnia de quem tenha tomado conhecimento. Para que se incrimine, é imprescindível que aquele que propala tenha conhecimento da falsidade do fato imputado. A tentativa não é admitida quando a divulgação for por meio verbal.

§ 2°- É impunível a calunia contra os mortos.

O elemento subjetivo do tipo é o dolo, sendo necessário que o caluniador e o propalador tenham consciência da falsidade da imputação. Aceita - se o dolo eventual apenas no caput, excluindo-se a figura do propalador, isto é, na dúvida de que o fato seja falso, assume o risco de fazer falsa imputação. Além do dolo, deve haver o animus injuriandi vel diffamandi. Trata-se de crime formal de simples atividade.

Exceção da verdade

§ 3°- Admite-se a prova da verdade, salvo:

I- se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;

II- Se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no n° 1 do art. 141;

III- Se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.”

A falsidade da imputação é sempre presumida, em que a ofensa á honra só deixa de existir se ficar provada a veracidade do crime atribuído ao ofendido; em função disso, a comprovação da verdade afasta a calúnia.

Conceito

Calúnia: É a imputação sabidamente falsa, de fato, definido como crime. O crime se consuma quando a imputação chega aos ouvidos de terceira pessoa, já que se trata de crime que atinge a honra objetiva. Admite-se tentativa de forma escrita.

Objeto jurídico

Tutela-se a honra objetiva (reputação), ou seja, aquilo que as pessoas pensam a respeito do indivíduo no tocante ás suas qualidades físicas, intelectuais, morais, e demais dotes da pessoa humana.

Elemento do tipo ( ação nuclear)

É o verbo caluniar, que significa imputar falsamente fato definido como crime. O agente atribui a alguém a responsabilidade pela prática de um crime que não ocorreu ou que não foi por ele cometido.

Espécies de calúnia:

a) Inequívoca ou explícita: o agente afirma explicitamente a falsa imputação, por exemplo, “fulano de tal é o sujeito que a polícia está procurando pela prática de vários estupros”;

b) Equívoca ou implícita: a ofensa não é direta, depreendendo-se do conteúdo da assertiva, por exemplo, “não fui eu que por muitos anos me agasalhei dos cofres públicos”;

c) Reflexa: imputar o crime a uma pessoa, acusando outra, por exemplo, dizer que “um promotor deixou de denunciar um indiciado porque foi por ele subornado”. O indiciado também foi ofendido.

Elemento normativo do tipo: falsidade da imputação

O elemento normativo do tipo está contido no termo “falsamente”.

Assim, não basta a imputação de fato definido como crime, exige-se que este seja falso. O objeto da imputação falsa pode recair sobre o fato, quando este, atribuído à vítima, não ocorreu; e sobre a autoria do fato criminoso, quando este é verdadeiro, sendo falsa a imputação da autoria. Ensina E. Magalhães Noronha: “ pode o imputado não ser totalmente inocente e mesmo assim haverá calúnia ( v.g., se alguém furtou e se diz que estuprou). Em tal hipótese, é claro existir mudança fundamental do fato, como também ocorre se o crime foi culposo e a atribuição é pela forma dolosa.

O dolo do agente deve abranger o elemento normativo “falsamente”, ou seja, ao imputar a alguém a prática de fato definido como crime, o ofensor deve ter ciência da sua falsidade. Haverá erro de tipo se ele crê erroneamente na veracidade da imputação (CP. Art. 20). Nessa hipótese, o fato é atípico ante sua ausência de dolo.

Não é necessária a certeza da falsidade da imputação, contentando-se o código penal com o dolo eventual, de modo que a dúvida sobre a falsidade ou veracidade do fato não afasta a configuração do crime de calúnia.

Ação nuclear (§ 1°) : propalação ou divulgação da calúnia

De acordo com o § 1°, na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Cuida-se de um subtipo do crime de calúnia previsto no caput. Assim, os verbos – núcleos são propalar ou divulgar. Ambas as expressões exprimem a conduta de levar ao conhecimento.

Sujeito ativo

Trata-se de crime comum. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime de calúnia. Caluniador não é apenas o autor original da imputação, mas também quem a propala ou divulga (CF. § 1°). Assim como na calúnia original, é indispensável tenha o divulgador ou propalador ciência da falsidade (“...sabendo falsa a imputação...”).

Sujeito passivo

Para melhor compreensão do tema, faremos uma análise individualizada de cada um deles. Vejamos:

Doentes mentais e menores de 18 anos, para uma corrente doutrinária, os inimputáveis podem ser sujeitos passivos do crime de calunia. Leva-se, no caso, em consideração que os doentes mentais e os menores de 18 anos tem honra objetiva, que não é afetada pela incapacidade penal.

Damásio compartilha do entendimento de que os inimputáveis, se não praticam crime não podem ser sujeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com