TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas do Renascimento

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

O renascimento foi uma revolução cultural,filosófica, artitisca e politica, que ocorreu na transição do sistema feudal para o sistema capitalista de produção.

Um dos principais fatores para a existência de tal movimento, foi a ascensão de uma classe ainda então sufocada pelos dogmas da igreja católica: Os burgueses. Com o desenvolvimento do capitalismo, o surgimento de rotas comerciais, aparecimento de feiras medievais e as primeiras atividades bancarias como o empréstimos e o juros, fez com que a burguesia ganhasse total prestigio nas atividades econômicas , em contrapartida, todo esse poder econômico era limitado pela mentalidade social medieval , pelo qual apenas o Rei e os nobres teriam status sociais.

Para alcançar tais status, a burguesia começa com a pratica de mecenatos, que seria o incentivo e patrocínio de artistas que buscavam inspiração na Antiguidade grega e romana, pelas quais as obras de arte e o pensamento tinham como principal preocupação o ser humano. Dessa forma, a burguesia tomou consciência de ser uma camada vasta e fundamental da sociedade para mudar o momento histórico.

Assim, começa de fato a decadência da mentalidade medieval misticista , dogmática e teocêntrica. Representando, desta forma, a superação da

cultura burguesa sobre a cultura medieval.

O motivo de buscar inspiração na cultura greco-romana , está no fato de os pensadores denominarem a idade media como " Idade das trevas " , e a unica forma de sair das trevas seria voltar no tempo antecedente a esta. Desta forma , renascer significa retornar a vida. Assim, o que antes era teocentrismo ( Deus no centro ) , passa a ser antropocentrismo ( homem no centro )

As principais características da revolução são antropocentrismo, humanismo, naturalismo, racionalismo, individualismo e hedonismo.

É importante salientar que o renascimento não nega a existência de Deus, prova disso é o humanismo, que significa que o homem é a grande oba-prima d'Ele. O movimento , dessa forma, representou apenas o deslocamento do dos fundamentos de Deus para o homem.

Em suma, o renascimento foi um movimento de crucial importância não só para a idade moderna , mas também para a contemporânea, apesar de ser sufocado pela igreja católica e sua decadência começar principalmente pela contra reforma católica , ele antecede e dá base para um dos principais movimentos revolucionários da historia da humanidade que é o iluminismo. É notório que após o renascimento, a esfera senso critico do ser humano é ampliada, impedindo a influencia ou manipulação de doutrinas que são contra sua vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com