TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Renascimento

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

 Características do Renascimento

- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possuem uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.

- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.

- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.

- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.

Biografias[pic 1]

Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, provavelmente na cidade de Anchiano, na Itália, uma cidade próxima a Vinci, apesar de muitos historiadores acreditarem que seu berço está situado entre Florença e Pisa à direita do Rio Arno.[pic 2]

Filho do notável Piero di Antonio da Vinci, um bem sucedido proprietário de terras e um tabelião, e da camponesa Catarina. Até os seus cinco anos de idade viveu com sua mãe em um lugar afastado da cidade, pois por ser um filho bastardo, não era aceito pela sociedade.

Após esse curto tempo, Leonardo foi levado pelo pai que já era casado com Albiera di Giovanni Amadori, uma senhora bem mais nova que seu pai, deixando a mãe que logo se casou com um artesão. Leonardo teve uma infância sofrida, pois por ser bastardo não podia estudar nas escolas convencionais da época, onde as crianças aprendiam a ler e escrever. Era também rechaçado perante a sociedade por ser canhoto e escrever de trás para frente, o que era considerado pela igreja católica algo do diabo.

Sendo assim, Leonardo passou sua infância em uma fazenda afastada, podendo vir daí sua paixão pela natureza e por cavalos. Em 1469, foi levado pelo pai para estudar e trabalhar com o artista Andrea Del Verrocchio, um artesão da época, em Florença. Por ser bastardo Leonardo não poderia ser mais que um artesão ou camponês. A partir daí começou a estudar pintura descobrindo a pintura a óleo e ganhando um grande reconhecimento pela pintura de um anjo. Em 1472, ainda em Florença, passou a aperfeiçoar o seu conhecimento em anatomia, fazendo vários escritos e desenhos sobre o organismo humano. Alem de seus projetos de engenharia.

Um tempo depois, em 1482, foi para Milão e começou a trabalhar para o duque Ludovico Sforza. Passou 17 anos na cidade com o duque, sendo esse o período de suas maiores criações, como “A virgem dos rochedos” e o mural “A última ceia”. Até 1488 ele se dedica à arquitetura, permanecendo no atelier da Catedral de Milão.

Após a tomada de Milão pelo exército francês no final de 1499, Leonardo deixou a cidade de Milão retornado a Florença. Dois anos depois ele virou general-engenheiro das tropas papais sob comando de César Bórgia. Foi durante essas viagens que Leonardo fez alguns mapas tipográficos, criando assim a tipografia atual.

Um tempo após sua estadia com a guarda papal, retorna a Florença compondo neste período sua criação mais célebre e misteriosa, o retrato da Lisa Del Giocondo, mulher de Francesco Del Giocondo, a famosa Mona Lisa.

Em 1506, o governador francês em Milão solicitou a presença de Leonardo para a realização de vários projetos arquitetônicos. Assim como em suas estadias, Leonardo se cercava de jovens aprendizes que vinham de vários lugares. Com a expulsão dos franceses de Milão em 1513, da Vinci mudou-se novamente. Desta vez, ele foi para Roma e ficou hospedado com Giuliano de Médici, irmão do papa Leão X. Após três anos em Roma, com 65 anos de idade e a morte de seu protetor, ele aceitou o convite do rei Francisco I e foi para a França. Em 2 de maio de 1519, Leonardo da Vinci morreu na cidade francesa de Cloux. Seu corpo foi enterrado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, posteriormente destruída durante as insurreições ocorridas na Revolução Francesa e seus bens artísticos e científicos ficaram para Francesco Melzi, um jovem nobre que era um de seus pupilos.

[pic 3]Michelangelo Buonarroti[pic 4]

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, região toscana, província de Arezzo, na Itália em 06 de Março de 1475. Filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore na aldeia de Settignano. Mais tarde, brincando, Michelangelo atribuirá a este fato sua vocação de escultor, o que despertou o seu interesse. Porém, seu pai não aceitava a sua decisão de querer se tornar artista, pois o mesmo vinha de uma família aristocrata e apenas de soldados, por isso foi espancado por diversas vezes por seu pai, quando o mesmo achava seus desenhos.

Mesmo assim, persistente, aos 13 anos, Michelangelo ingressou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, onde permaneceu por um ano. O motivo de sua saída não foi revelado ao certo, uns dizem que foi porque o jovem não gostava do ritmo de ensino do pintor, já outros dizem que foi por ciúmes do próprio professor.

Em 1489, foi para a escola de escultura do rico banqueiro e mecenas, Lorenzo de Medici, Jardim de São Marcos em Florença. Seu primeiro trabalho em relevo aos 15 anos de idade foi a "Madonna da escada". Produzindo logo em seguida na escola o "O Combate dos Centauros", um baixo-relevo de tema mitológico, que tinha como característica as tendências do Renascimento Italiano, ou seja, as características e a beleza das esculturas gregas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (599.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com