TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cautelar na justiça do trabalho

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

1- CONCEITO.

Ação cautelar de forma simplória pode ser conceituada como uma ferramenta jurídica onde as partes, através de atos propostos ao juízo responsável, buscam evitar ou reparar danos a uma tutela pré-existente.

Para melhor entendermos podemos utilizar as sábias palavras do doutrinador Humberto Theodoro Júnior, que elucida o seguinte ensinamento para conceituar a ação cautelar:

Consiste, pois, a ação cautelar no direito de provocar, o interessado, o órgão judicial a tomar providências que conservem e assegurem os elementos do processo (pessoas, provas e bens), eliminando a ameaça de perigo ou prejuízo iminente e irreparável ao interesse tutelado no processo principal.

A nossa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não apresenta um elenco de medidas cautelares específicas para o processo do trabalho, sendo necessário recorrermos de forma subsidiária à legislação do Código de Processo Civil (CPC), naquilo que for compatível a esfera trabalhista nos moldes do artigo 769 da CLT.

Ainda custa ressaltar que o processo cautelar se diferencia de forma evidente dos processos de conhecimento e execução, sendo que a cautelar tem por escopo a realização de um direito substancial, garantindo a efetividade do processo pré-existente.

2- FINALIDADE.

Conforme salientado no primeiro tópico deste trabalho, a ação cautelar é uma medida que conserva e/ou assegura um elemento processual, seja este um bem, uma prova ou até mesmo uma pessoa.

O ilustre doutrinador Renato Saraiva, tece o seguinte comentário acera da finalidade da cautelar em geral.

O principal objetivo do processo cautelar, portanto, é a obtenção de uma medida urgência (medida liminar) que possa tutelar a situação jurídica do conflito, garantindo-se a efetividade do processo principal, evitando-se os prejuízos em função da demora em obter a solução final da lide, ou ainda em função de atos praticados pela parte adversa.

Nesta mesma linha de raciocínio é possível extrair a finalidade desta medida, sendo a obtenção da garantia de efetividade do processo jurídico, podendo o magistrado deferir ou não a medida cautelar, tendo por base a verossimilhança de um direito e um dano eminente ou possível.

3- CLASSIFICAÇÃO.

Antemão cabe esclarecer, que quando se fala em classificação das medidas cautelares, não estamos falando sobre a ação cautelar ou o processo cautelar, mas sim sobre o provimento judicial que se presta a garantir a efetividade de outra ação.

Há mais de um tipo de classificação quanto às ações cautelares, porém a doutrina majoritária vem adotando a seguinte divisão:

3.1- PELA TIPICIDADE.

As medidas podem ser classificadas como típicas ou atípicas também classificadas como nominadas e inominadas, respectivamente.

Consideram-se como medidas típicas aquelas expressa e especificamente previstas em legislação, como a busca e apreensão (art. 839 do CP) e o sequestro (art. 822 do CPC).

As ações inominadas por sua vez, são aquelas cujo não há expressão tácita em texto legal, mas que podem ser formuladas de acordo com a situação fática e deferidas com base no poder geral de cautela, desde que a eficácia da decisão de mérito do processo principal encontre-se ameaçada.

3.2- PELO MOMENTO.

De forma secundária também podemos dividir a ação cautelar de acordo com o momento de sua propositura, podendo ser antecedente também podendo ser chamada de preparatória ou incidente, encontrada podendo ser encontrada como posterior.

O tempo coadunado (preparatória e incidente) se refere à temporalidade da propositura da ação, sendo que a incidente é realizada de forma concomitante ou ulterior ao protocolo da demanda principal e a preparatória é realizada de forma anterior, devendo o interessado peticionar a ação principal no prazo máximo de trinta dias para que seja válida a cautelar.

3.3- PELA FINALIDADE.

Ao partir da diversificação das ações cautelares segundo suas finalidades, nos deparamos com três possíveis vertentes, todas, porém, com o mesmo objetivo, o de garantir a efetividade de outro processo que já se encontra em discussão ou que será proposto de forma pretérita.

A primeira espécie na vertente da finalidade é a cautelar que se presta no processo de cognição, ou seja, no processo de conhecimento, buscando garantir a prestação jurisdicional para o caso concreto, um exemplo claro desta primeira espécie e a antecipação de provas, que de forma tempestiva visa garantir o conhecimento sobre a matéria de fato do processo.

A segunda espécie reside na garantia da execução da demanda trabalhista, sendo observada comumente nos casos em sequestro ou arresto, que objetiva garantir a fase de execução ao evitar o desaparecimento ou deterioração sobre os bens quais recaem a execução.

Por fim temos como ultima espécie no campo das finalidades a ação cautelar de caução, que age como uma contracautela para os prejuízos que o deferimento da tutela cautelar possa trazer para quem viver uma restrição de seus direitos.

3.3- PELO OBJETO.

Tangente à divisão das ações cautelares ainda também tem a separação de acordo com o objeto à medida visa proteger.

Sendo simplificado em três formas bases, a primeira os bens, seja para garantir uma futura execução ou até mesmo a mera preservação do estado da coisa.

O segundo objeto a ser garantido são as pessoas, como medidas referentes a garantias e necessidades urgentes.

Por fim temos a terceira classificação quanto a objeto, sendo este utilizado para assegurar provas, como é o caso da antecipação de uma prova testemunhal que se encontra com estado de saúde bastante frágil, ou uma perícia a ser realizada por temor do perecimento do objeto analisado.

3.4- CONTENCIOSAS E NÃO CONTENCIOSAS.

Como ultima forma de classificação das ações cautelares temos as contenciosas e as não contenciosas, que visto a axiologia de suas nomenclaturas se tornam autoexplicativas.

As formas contenciosas são todas aquelas lides que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com