TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania após a recreação

Resenha: Cidadania após a recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo IV : A cidadania após a redemocratização

Após o fim da ditadura militar no Brasil , em 1985 , a à retomada da supremacia civil na Nova República. Uma grande mobilização popular pressionou os poderes políticos a conceberem ao povo o direito de voto direto. Com essa conquista ocorreu em 1989 a primeira eleição presidencial direta no país desde 1960 , elegendo Fernando Collor de Melo com presidente do Brasil. Nesse mesmo entusiasmo político foi redigida a Constituição de 1988, considerada como a mais liberal e democrática que o pais já teve, sendo chamada de Constituição Cidadã. Esta segundo Jose Murilo de Carvalho pós fim a um grande obstáculo a universalização do voto, tornando-o facultativo aos analfabetos, inserindo na vida política mais de dez milhões de pessoas que antes "não existiam "politicamente. Com relação a idade para o direito ao voto também houveram mudanças, antes era permitido apenas para os maiores de dezoito anos ,após a Constituição Cidadã o direito de votar foi reduzido para dezesseis anos sendo facultativo e obrigatório a partir dos dezoito.

Essa concretização dos direitos políticos ,pós ditadura militar deu uma liberalidade maior para formação de partidos políticos, nos anos seguintes a 1985 o Tribunal Superior Eleitoral passou a aceitar registro provisório de partidos com assinatura de apenas trinta pessoa, não exigindo mais a fidelidade partidária a nenhum dos candidato. Isso fez com que houvesse um grande salto no número de partidos políticos chegando hoje em torno de trinta registrados no STE.

A Constituição reconheceu também direitos como ,pensão para aposentados ,deficientes e licença paternidade, no entanto as desigualdades sociais aumentaram e mesmo com a redução da inflação e crescimento do país na década de 90 a desigualdade continuava a crescer.

Apesar das evidentes conquistas do povo as questões sociais e econômicas no Brasil continuavam em estado critico, principalmente no que diz respeito a educação, mortalidade infantil ,saneamento básico, desemprego e violência urbana. Os indicadores de analfabetismos da população de quinze anos ou mais caiu em torno de 10% de 1980 para 1996. Aumento considerável teve também o índice de escolarização ,que cresceu em torno de 80% entre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com