TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia politica

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

1-)Leia o trecho:
“Há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver, que aquele que trocar aquilo que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprende antes sua ruína do que sua preservação” (Maquiavel, O Príncipe, p.73)
A partir da leitura do trecho acima, da leitura dos textos de Maquiavel e sobre o filósofo italiano e de nossas aulas, mostre como a novidade maquiaveliana aparece no cenário do pensamento político da época.
Uma resposta completa deve compreender pelo menos 10 linhas de texto.

Maquiavel baseava seus ideais políticos no estudo do estado atual das coisas daquela época e dizia que não se deveria prever o estado ideal das coisas, pois para ele o homem que faz previsões ao invés de agir para concluir um objetivo não chegaria a finalizar nenhum deles. Mostrou, também, que a política é como um jogo em que se conquista e mantêm o poder, que depende de um líder político de capacidade individual incomensurável dotado de sorte e virtude. Com esta novidade, Maquiavel tornou-se polêmico, pois suas idéias iam de encontro aos ideais do povo daquela época, os que viviam sob domínio da igreja e suas perspectivas eram baseadas na vontade divina; isto o tornou a ser incompreendido por grande parte dos homens do seu tempo.

2-) Leia o trecho:
“Essas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural e que o homem é por natureza um zoon politikós (animal de cidade – animal político)” (Aristóteles, Política, 1253a).
A partir da leitura do trecho acima, da leitura do capítulo primeiro da Política de Aristóteles e de nossas aulas, construa um texto que apresente os argumentos aristotélicos para atingir a conclusão apresentada na citação a cima
Uma resposta completa deve compreender pelo menos 10 linhas de texto.

Com base nos aprendizados sobre Aristóteles e seus conceitos sobre política, observo que, assim como a cidade é natural e constituída por seres racionais e auto-suficientes, os quais são os homens, que são todos reprodutores por natureza e instinto, que praticam ações com vistas a atingir algum bem para a sociedade ou para si, estes se tornam por natureza um animal social.  Sendo, o homem, socialmente inserido na cidade, ele estará regido sobre todos os preceitos naturais e também sob um líder político, tornando-se este último o guia que administrará a sociedade. Concluímos que, o homem é impulsionado a participar de uma comunidade e cidade, e que a partir do momento em que se esta incluso nelas, ele se torna um animal político. Dados os argumentos apresentados, concluo que essas foram as alegações aristotélicas para atingir a conclusão apresentada no trecho que foi citado.

A partir da leitura dos textos de Maquiavel e sobre o filósofo italiano e de nossas aulas, relacione a imagem ao problema da corrupção dentro da perspectiva maquiaveliana.
Uma resposta completa deve compreender pelo menos 10 linhas de texto

A imagem nos mostra o mapa do nosso país, Brasil, todo esburacado por ratos, sendo estes os líderes políticos que são corruptos. Cada orifício significa que os líderes corrompidos estão contaminando o povo, já que são notórios os buracos sobre quase todos os estados brasileiros, ou seja, a corrupção está se alastrando e tornando-se uma espécie sociedade. É visível que há ausência de profilaxia contra a corrupção, necessidade de revisão dos ordenamentos da república, estagnação do povo para defender a sua liberdade e abrandar o poder de domínio dos líderes, falta de um guia dotado de virtude e boa intenção para reintroduzir boas ordens, precariedade na manutenção da justiça e religiosidade, necessidade de reforçar os bons costumes e virtù entre os cidadãos. Este é o cenário visível na imagem, o qual tem forte relação com a perspectiva de Maquiavel sobre a corrupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com