TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Tese: Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

1- Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

A muito tempo que o ser humano tem uma relação com o meio liquido. Desde a pré-história, os indivíduos já nadavam, seja em busca de alimento, seja para fugir de perigo, lançando-se na água para segurança. O fato de saber nadar na antiguidade era uma maneira do homem para sobreviver. Exemplos de grandes nadadores estavam os egípcios, fenícios. Os fenícios faziam uso do nado para obter benefícios em guerras, conquistas territoriais e devido ao preparo tinham vantagens sobre os adversários.

A água é um elemento fundamental a vida, e exerce grande fascínio e atração sobre as pessoas.

Segundo (Damasceno, 1992), a integração do homem com o meio líquido como decorrência de um processo de adaptação e, ao mesmo tempo de transformação da natureza, tem-nos levados a criar constantemente novas formas de locomoção na água.

Essa integração com o meio líquido vem sendo muito desenvolvida também mediante a prática de atividades físicas, pois além de prazerosa é um hábito saudável para o ser humano, além da estética.

2- A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

A prática das atividades aquáticas tem crescido bastante de forma positiva de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, sendo uma das atividades físicas mais utilizadas em academias, clubes, mares, rios, devido ao alto índice de indivíduos que gostam de se exercitar neste meio.

O beneficio destas atividades aquáticas envolvem alguns aspectos tais como:

Aspecto Físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas tais como a força, coordenação, equilíbrio além de contribuir em algumas habilidades motoras como caminhar correr, girar. É capaz de realizar movimentos sem que ocorra o impacto as articulações e tendões, e traz benefícios ao sistema respiratório e cardiovascular.

Aspecto Cognitivo: desenvolve a decisão, a memória, a análise, o intelecto e o entendimento.

Aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas, evoluindo o nível de amizades sem que ocorra empatia, evitando qualquer tipo de preconceito, favorecendo as relações interpessoais e também o interesse em compartilhar experiências e ideias.

O principal objetivo da hidroginástica é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio de treinamento em coordenação motora, flexibilidade e relaxamento. Segundo alguns especialistas, a hidroginástica é muito importante no combate ao estresse do dia-a-dia, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a hidroginástica é excelente para a perda de peso, além da massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e resistência ocorrendo um efeito suave na musculatura, contribuindo no aumento da circulação do sangue e aliviando as tensões.

A natação é importante, pois melhora a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com