TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas - Definição de poder e política

Por:   •  17/8/2015  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

♦ O que é política?

Política ◄•►- Estado

Aristóteles percebe que toda sociedade humana, inclusive ele conceitua e fala, de que todo homem é um animal político. Toda sociedade humana é um agrupamento de pessoas que querem viver em comunidade e para que seja possível essa convivência em grupo é preciso estabelecer regras e normas de conduta. Eu preciso saber o que espero do outro, tanto quanto saber como me comportar com relação ao outro. A vida em sociedade exige uma obediência a regras. Ainda para Aristóteles, a entidade que purifica esse conjunto de regras é o estado.

Maquiavel define a política como a arte de conquistar, manter e exercer o poder e como uma orientação e uma atitude de um governo pra cuidar de certos assuntos que se referem ao coletivo estabelecendo políticas públicas de saúde, educação, sociais... Só o governo é que tem condição, através do estado, de implementar políticas que regulamentem a vida em sociedade e está é a função da política.

Política pode ser entendida como um processo através do qual interesses são transformados em objetivos e esses objetivos conduzem a uma formulação e uma tomada de decisão. Toda política trás em si duas instâncias: o entendimento e a canalização dos interesses, a transformação desses interesses num objetivo e depois a concretização desse objetivo numa ação. Política então é a prática da canalização desses interesses porque isso implica em tomadas de decisões, estabelecimento de políticas públicas pra que esses interesses, da comunidade, se transformem em ações práticas aonde a gente possa viver bem. Todas as relações humanas, são relações de luta pelo poder: sempre vai ter alguém que manda e sempre vai ter alguém que obedece. E a ciência política estuda exatamente essas lutas, essa relação de poder que existe na sociedade.

♦ O que é poder?

Poder é uma força que se dispõe e com a qual se pode obrigar alguém a ouvir e obedecer.

Poder é a capacidade em qualquer relação de exigir os serviços ou a submissão de outros. Poder é minha capacidade de fazer você fazer o que eu quero. É quando eu posso te obrigar a fazer exatamente o que eu quero.

Existem dois tipos de poder: Poder da natureza e o Poder Social

► Poder social:

• Poder econômico - Poder financeiro, poder material.

• Poder ideológico - Poder de convencimento, poder abstrato (fé, crenças, etc).

• Poder político - O único que utiliza meios de coerção social. Ele usa a força física de forma legal para impor a sua ideia e a sua vontade. Nenhum outro poder pode se usar da força física, só o poder político. Ele se distingue dos outros poderes porque ele dispõe de força material e de coação física pra impor as suas decisões como por exemplo o exército, a polícia e as leis que são próprias do poder político. O estado é o único poder que pode privar o homem da sua própria vida.

O poder político acontece em duas instâncias. O primeiro momento é o debate das ideias, a sociedade discute e debate as ideias num espaço público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com