TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colisão de principios constitucionais

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

FACU[pic 1]

RELATÓRIO DE ARTIGO DE PERIÓDICO

PROFESSOR(A)

Dirceu Marchini

ALUNO(A)

Belmiro Neto

MATRÍCULA

2012dir20328

CURSO/PERÍODO

Direito/9º periódo

DISCIPLINA

Direito Agrário

DATA

21/02/16

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ROMITA, Arion Sayão. Colisão de Direitos: Liberdad de Expressão e Ofensa à Honra e à Imagem. Revista Brasileira de Direitos Humanos, Porto Alegre, 2015, n. 13, p. 5- 31, abr./jun. 2015.

PALAVRAS- CHAVE:Liberdade de Expressão. Livre-Manifestação do Pensamento. Honra. Imagem.

ANÁLISE

TÓPICOS

CONTEÚDO

IDEIAS

PRINCIPAIS

 

  • Noção de Colisão de Direitos
  • Liberdade de Expressão e Direito à livre-Manifestação do Pensamento
  • Direito à Honra
  • Direito à Imagem
  • Princípios de Igualdade e Proporcionalidade
  • Solução do Conflito de Direitos

TRANSCRIÇÃO TEXTUAL DAS PARTES MAIS RELEVANTES

COMENTÁRIOS

A assertiva de que todo o indivíduo tem o direito de fazer tudo aquilo que não prejudique outrem induz necessariamente à certeza de que os direitos e liberdades não são absolutos nem ilimitados.(p. 6)

Depreende-se da transcrição ao lado que mesmo princípios indisponíveis e regidos na carta maior possuem limites e em determinados momentos de colisão com outros princípios há uma “flexibilização”.A título de exemplificação podemos usar o direito a vida x legítima defesa onde a legítima defesa se sobrepõe ao direito a vida, claro, se provada esta última.

Ocorre colisão  de direitos fundamentais  quando dois titulares de direitos fundamentais reclamam para si o uso de liberdades que se excluem reciprocamente.(p. 7)

Nessa caso fica bem claro que não podemos afirmar que os direitos são absolutos e nem mesmo limitados.O caso concreto deve ser levado em conta para que os direitos ora conflitantes sejam harmonizados sem que a haja a anulação do direito, nessa demanda, sobreposto.É importante salientar que não há hierarquia entre direitos.

A liberdade de consciência e o respeito à convicção política dos empregados têm sido resgardados pela jurisprudência.(p. 8)

O empregador pode estabecer diretrizes em sua empresa, para garantir o sucesso do negócio. Entretando, as diretrizes não podem interferir nos direitos de cidadania, como por exemplo, as convicções políticas de seus empregados. Assim vem sendo o entendimento do Superior Tribunal do Trabalho.

Um professor de estabelecimento de ensino católico pode ser dispensado por justa causa se contrair núpcias após ter-se divorciado, por atitude incopátivel com a doutrina da igreja católica, que considera o casamento indissolúvel.(p. 13)

O professor deve viver infeliz para não contrariar regras de uma instituição de ensino que se  pauta em princípios católicos?

O empregador não pode entrar em uma relação tão pessoal. Não está sendo dito aqui, que o empregado está denegrindo a imagem da empresa ou lesando a empresa  financeiramente, razões em que o empregador poderia terminar o vínculo empregatício por justa causa. Nem mesmo o Estado, que faz inumeras intervenções na vida privada dos cidadãos, interfere em decisões nessa seara. A empresa privada não pode punir seu funcionario por uma decisão que não está vinculada a instituição.

Ato lesivo da honra praticado quer pelo empregador contra o empregado, quer por este contra o primeiro.(p. 15)

O interessante nesse  trecho é a proteção à honra no que diz respeito a pessoa jurídica, direito esse garantido pela carta magna.

Direito de imagem x Direito de Arena      (p. 24)

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná direito de imagem está relacionado à possibilidade da imagem do atleta ser usada pelo empregador, está pode ser negociada entre as partes, pois quanto mais famoso, o jogador, melhor para o empregador. Direito de arena está previsto em lei e não tem natureza salarial mas integra a remuneração, como gorjeta, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com