TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário Sobre o Filme ‘’ O Poço’’ relacionando-o com as teorias de Emile Durkheim e Karl Marx.

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE 

CURSO: DIREITO

ORIENTADOR: Prof. Robson Pedro Veras

                                                                                            Marta Beatriz da Silva Batista

Comentário sobre o filme ‘’ O Poço’’ relacionando-o com as teorias de Emile Durkheim e Karl Marx.

O filme nos mostra que há uma má distribuição de riqueza no sistema capitalista, visto   que pessoas que possuem muitos recursos (andares superiores) consomem tudo compulsivamente, deixando apenas restos para os mais pobres (andares inferiores).

O capitalismo é um sistema econômico e social, no qual existem os detentores exclusivos dos meios de produção, originando assim uma classe denominada capitalista ou burguesa. Em contrapartida, existe também uma classe distante do poder e dos meios de produção conhecida como proletários ou trabalhadores, classe que oferece sua força de trabalho em troca de remuneração, o que torna esse processo um escambo de mercadoria. A base desse tipo de sistema é o lucro, ou seja, o lucro do sistema capitalista é gerado pela relação existente entre a mais-valia e o capital variável, ou seja, os salários dos trabalhadores. A mais-valia é um termo utilizado por Marx para definir a desigualdade existente entre a força de trabalho oferecida e o pagamento recebido, isto é, o esforço da classe proletária não é convertido em valores monetários justos, como elucida Marx:

O poço, representa as classes sociais estabelecidas através do capitalismo, no filme, a desigualdade é consequência de como o regime está materialmente estruturado, que esse regime leva ao individualismo, à barbárie e ao desprezo dos de cima pelos de baixo. Mais ainda, que a desigualdade é consequência de um sistema anárquico, em que prevalece o individualismo e a “liberdade” dos de cima se aproveitarem dos de baixo. O que nos remete  a crítica de Marx à aparência de liberdade e igualdade do mercado contra sua essência exploradora e irracional.

Segundo o intelectual alemão Max Weber,a desigualdade social pode ser compreendida através do conceito de classe,para ele a classe(poder econômico),o status (prestígio social) e o poder(poder político)são as três fontes de diferenças sociais.Já a luta de classes foi estudada pelo filósofo Karl Marx,que a definiu como a força motriz da história,o combustível da mudança do mundo social.No filme,o elevador desce com um verdadeiro banquete,porém apenas os indivíduos que estão nos primeiros andares se alimentam,visto que esses comem praticamente toda a comida,mesmo sabendo que irá faltar para os que estão mais abaixo. O enredo conta com cenas fortes,na qual muitas pessoas passam fome,alimentam -se de sobras ou até mesmo praticam o canibalismo para sobreviver.Diante disso,fica claro a desigualdade social existente entre os que estão em cima e os que ficam em baixo ,além de expor o espírito egoísta que existe no ser o humano.Durante o tempo que passam no poço,os alguns prisioneiros tentam mudar o funcionamento do sistema,mas fica claro que o único método que funciona é a violência,pois a maioria só pensam em si mesmo,os poucos que ainda persistem em alterar o funcionamento do lugar por vontade representam a luta das classes inferiores que se organizam para tornar a sociedade mais igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com