TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme The Potter e Teoria de Vygotsky

Por:   •  6/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO PEDAGOGIA

Disciplina: Psicologia da Educação

Nome: Gisele Ferreira - R.A: 9902010570

Relatório do Filme The Potter e Teoria de Vygotsky

Relatório do filme The Potter e Teoria de Vygotsky

Com base na teoria de Vigotsky, pode-se ressaltar que o filme The Potter trabalha a linguagem e o pensamento. Pois para Vygotsky o desenvolvimento de uma criança é através da interação com outros indivíduos e com o meio em que se vive, a interação promove adquirir novos conhecimentos e experiências.

Vygotsky acredita na mediação do professor com a criança, ou seja, na relação a dois, na capacidade do professor ajudar a criança na construção do pensamento; é algo de fora para dentro, a criança vai aprender através da interação com o outro.

Com esse filme é perceptível a curiosidade da criança, a vontade de mexer com algo que desconhecia e neste momento pode-se ver que na prática existe a mediação de um “educador”, que ajuda na descoberta, ajudando-o executar a atividade, mas transmitindo para criança tranquilidade e segurança, fazendo com que a criança sinta-se confiante e protegida, capaz de experimentar o desconhecido, promovendo uma nova descoberta.

Sendo assim a criança se aproxima de conseguir realizar sozinha determinada tarefa/atividade, atingindo seu potencial, graças a mediação e colaboração desse “educador” mais experiente.

Portanto a correlação entre a teoria de Vygotsky com o filme é muito produtiva, pois podemos entender como funciona na prática essa colaboração, que tem funcionalidade de uma via de mão dupla, que exerce um papel essencial no desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com