TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Artigos

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo –

 Uma síntese de como elaborar um artigo* –

Lourdes da Silva Gil

O propósito da confecção deste material se deve à necessidade de serem fornecidos elementos tanto para o Tutor como para o aluno, que deseja ou foi convidado a elaborar um artigo alusivo ao seu trabalho desenvolvido em TCC ou em sua prática diária. Destacou-se como principais as nove etapas estruturais, enumeradas a seguir, assim como algumas observações foramb assinaladas em negrito:

1. Título - Breve. Deve ser como uma manchete de jornal, ou seja, o título deve dar uma breve noção do que será abordado,mas provocando a curiosidade do leitor em potencial.

2. Autor ( autores) - Os nomes são colocados conforme a proporção que a pessoa trabalhou durante a pesquisa. Quando envolve professor- orientador e aluno, deve ser colocado o nome do aluno em primeiro lugar. Porém, se o projeto é de autoria do Orientador, então o nome deste deve vir em primeiro lugar.

Chama-se atenção para a colocação da afiliação dos autores em algum lugar apropriado como, por exemplo, em nota de rodapé, podendo ser incluído o e-mail. Exemplo:

Fulano de Tal.

Professor do Curso de ..... ( ou Prof. Titular da disciplina de ......)  da Universidade...........

3. Resumo - É uma pequena síntese (200 a 300 palavras) contendo: introdução, objetivos, material usado, método, resultados, discussão e conclusão. Mostra os aspectos mais relevantes do trabalho realizado. Deve ser escrito de forma impessoal, sem parágrafos. Quanto à colocação ou posição do resumo no artigo: pode ser conforme a ordem aqui apresentada ou no final do trabalho, após a Bibliografia.

4. Abstract - ou Resumen – ou Résumé – ou Zusammenfassung - Resumo vertido (traduzido) para a língua inglesa ( abstract -mais usado), espanhola, francesa ou alemã, respectivamente. Deve-se chamar a atenção para as versões que são feitas via internet, pois a versão é literal e nem sempre corresponde ao que o autor quis dizer. Recomenda-se que seja feita oi corrigida por um Professor ou conhecedor do idioma clássico.

5. Palavras chaves: Composto pelas palavras de cunho geral que agregam idéias importantes. Ex.: Aprendizagem - criança – dificuldades - alfabetização.

Então, conforme as palavras- chaves expressas sinteticamente neste exemplo, significa que neste artigo você encontrará um assunto que aborda a questão da aprendizagem da criança e os aspectos mais importantes de dificuldades que elas possam apresentar no e durante o processo de letramento e/ou alfabetização.

Para qualquer texto, agora que envolva os itens a seguir, deve-se apresentar ao escrever, mesmo com diferentes propósitos e de diferentes tamanhos: uma frase introdutória, citações, discussão da citação e uma síntese final, expressando a posição pessoal.

A escrita é feita com verbos no impessoal, evitando-se o nós e o eu. Observa-se que ao se fazer uma citação, tendo o autor usado a primeira pessoa, tanto no singular ou no plural, deve-se manter conforme o original, pois a sua idéia aparecerá entre aspas.

6. Introdução – Devem ser apresentados resumidamente os elementos principais do trabalho em pauta, incluindo-se a delimitação e formulação do problema, hipóteses*1, o objetivo geral ( ou algum específico importante) e a justificativa para a sua realização.  

Obs.*1: Em uma pesquisa exploratória ou bibliográfica não se apresenta hipóteses pelo tipo de estudo a ser feito. É uma exploração ou garimpagem de assunto através do qual poderão surgir, no final, hipóteses a serem futuramente pesquisadas.

7. Desenvolvimento - Este é o espaço destinado à revisão de literatura, destacando-se o que foi encontrado de mais importante ou o que fundamentou basicamente esse trabalho. É o momento de responder às questões formuladas na introdução, registrar os principais resultados da coleta de dados, etc., dar respostas aos objetivos e às palavras - chaves colocadas. Em sua estrutura pode manter divisões e subdivisões existentes na elaboração do trabalho de Conclusão de Curso e ou do Projeto de Pesquisa (se for o caso), porém, mantendo-se de forma sintética pontuando os princiapis assuntos uma linha de continuidade ao assunto proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com