TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se fazer um marco teórico? EX.

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 2

Marco teórico é o pensamento (frase ou parágrafo) que um autor importante escreveu sobre o tema escolhido. O que é preciso fazer para construir um marco teórico? Revisar a literatura, isto é, ler os livros e os autores que tratam do assunto que você pretende pesquisar e reconhecer e escolher a teoria de um autor sobre o assunto. Isto se chama: revisão de literatura. A leitura vai nos mostrar se já existe uma teoria desenvolvida que se aplica ao nosso problema de pesquisa. Uma teoria explica, ou seja, que diz a razão, o motivo, como e quando ocorre um fenômeno. A teoria diz o que pode acontecer quando se obedece ou se cria determinadas condições. Logo, a teoria organiza o nosso conhecimento.

Um exemplo de construção desta parte:

Pedro Scuro Neto,Ph.D. pelo Departamento de Sociologia e Políticas Sociais da Universidade de Leeds (Inglaterra) e Mestre em Ciências Sociais em Praga, introduziu no Brasil o paradigma da Justiça Restaurativa, cujos primeiros projetos elaborou e coordenou. Uma de suas assertivas, presente no artigo “A Justiça como Fator de Transformação de Conflitos: Princípios e Implementação”, é o marco teórico no qual a presente pesquisa se baseia. Segundo o autor:

’fazer justiça’ do ponto de vista restaurativo significa dar resposta sistemática às infrações e a suas conseqüências, enfatizando a cura das feridas sofridas pela sensibilidade, pela dignidade ou reputação, destacando a dor, a mágoa, o dano, a ofensa, o agravo causados pelo malfeito, contando para isso com a participação de todos os envolvidos (vítima, infrator, comunidade) na resolução dos problemas (conflitos) criados por determinados incidentes. Práticas de justiça com objetivos restaurativos identificam os males infligidos e influem na sua reparação, envolvendo as pessoas e transformando suas atitudes e perspectivas em relação convencional com sistema de Justiça, significando, assim, trabalhar para restaurar, reconstituir, reconstruir; de sorte que todos os envolvidos e afetados por um crime ou infração devem ter, se quiserem, a oportunidade de participar do processo restaurativo (SCURO NETO, 2000).

A teoria conceitual proposta pelo autor procura demonstrar que a simples punição não considera os fatores emocionais e sociais, e que é fundamental, para as pessoas afetadas pela transgressão da norma, restaurar o trauma emocional - os sentimentos e relacionamentos positivos, o que pode ser alcançado através da Justiça Restaurativa. Sustenta ele que a Justiça Restaurativa é capaz de preencher essas necessidades emocionais e de relacionamento, além de ser o ponto chave para a obtenção e manutenção de uma sociedade civil saudável.

Logo, a idéia é se voltar para o futuro e para restauração dos relacionamentos, ao invés de simplesmente concentrar-se no passado e na culpa. A justiça convencional diz: você fez isso e tem que ser castigado! A justiça restaurativa pergunta: o que você pode fazer agora para restaurar isso?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com