TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumidor (Judith Regis)

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 10

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2005.

Consumidor (Judith Regis)

Dano estético

Quanto a este assunto não podemos falar ainda em uma doutrina majoritária, temos apenas alguns autores conhecidos falando sobre o assunto.

Há quem diga que com o CC/02, o dano estético não mais se encontra positivado no CC com base na redação do art. 949, in fine, que não mais se refere expressamente ao dano estético, como fazia o art. 1538, §1º, CC/16. Por este entendimento o dano estético não mais existiria sozinho, estaria inserido no dano moral, na forma da integridade física. A integridade psíquica seria o dano moral.

A segunda corrente, adotada pela defensoria por ser mais benéfica, afirma que o dano moral se configura pela afronta à dignidade, por gerar danos à personalidade ou pela função pedagógico-punitiva e que o dano estético continua positivado na parte final do art. 949, que fala em “ algum outro prejuízo”.

A doutrina diverge a respeito da configuração isolada do dano estético:

1ª corrente – o CC/02 (art. 949, in fine) não trouxe o dano estético como trazia o CC/16 (1538, §1º), suprimindo o dano estético. Assim a indenização por dano estético está incluída na indenização por danos morais (integridade física seria o dano estético e a integridade psíquica seria o dano moral).

Quando falamos em dano moral estamos falando de dignidade da pessoa humana, que é aquele valor humanístico que vai permear todo o ordenamento jurídico, é este valor que vai dar unidade a todo o ordenamento jurídico. É um valor humanístico, absoluto, imponderável, inafastável.

Como conteúdo do valor da dignidade da pessoa humana temos o princípio da igualdade, princípio da integridade psicofísica, princípio da liberdade e princípio da solidariedade social.

Conteúdo da dignidade da pessoa humana • Princípio da igualdade

• Integridade psicofísica (dano moral)

• Princípio da liberdade

• Princípio da solidariedade social

Para a primeira corrente o dano estético estaria dentro da integridade psicofísica, mais especificamente na integridade física. Afirmam que se nós temos como conteúdo da dignidade da pessoa humana a integridade psicofísica e se o CC/02 não fala mais em dano estético, nós temos a indenização pelos danos físicos dentro do dano moral.

2ª corrente – o dano estético continua positivado, ex vi do art. 949, parte final, podendo assim, ter condenação em separado. Gustavo Tepedino.

Na prática podemos imaginar que seria apenas aumentar o valor do dono moral, mas não é bem assim já que se podemos pedir o preceito condenatório de dano moral e de dano estético teremos um valor muito mais alto do que se pedir apenas o dano moral incluindo o dano estético.

Aqui também devemos utilizar a integridade física para fundamentar o dano estético e o dano psicofísico para o dano moral. Ex. se eu corto meu dedo abrindo uma lata de creme de leite porque não há na lata indicação de como proceder, trata-se de um dano físico, isso não chega a ser um dano estético, no entanto por ferir a integridade psicofísica vai caracterizar o dano moral. O conceito de dano estético não exclui o conceito de dano moral. Se eu tenho uma cicatriz, devemos utilizar o dano estético para a cicatriz e o restante podemos utilizar para o dano moral, não necessariamente vai caracterizar um bis in idem, até porque sempre teremos várias afrontas.

O dano moral hoje está diferente, não serve apenas para o aborrecimento e dor profunda.

Questão 1: O que significa “acidente de consumo” ¹ e qual a natureza do prazo extintivo ² aplicável aos efeitos danosos deles decorrentes? Como classificar ³, diante da sistemática do CDC, esses fatos recentes envolvendo laboratórios que colocam no mercado remédios cuja utilização causou danos graves aos consumidores? (obs.: indicar os dispositivos pertinentes).

1, 2, 3 – devemos sempre identificar o que está sendo pedido na questão, isso serve para otimizar a sua resposta. Na questão ela quer conceito, natureza e classificação.

VÍCIO FATO

Tutela Valor do produto ou do serviço Tutela da pessoa humana

Tutela do patrimônio

Integridade física

Integridade psíquica

Prazo Decadencial – art. 26, CDC. Prescricional – art. 27, CDC.

# Teoria do risco

do desenvolvimento.

Estamos tratando da responsabilidade civil nas relações de consumo.

Acidente de consumo é o fato.

No vício nós tutelamos o valor gasto no bem. Ex. o valor que gastou na geladeira, na roupa, o valor dado ao marceneiro, o valor pago à oficina. No vício a tutela é muito boa já que traz opções: troca, devolução do dinheiro, abatimento do preço, reexecução do serviço, sem prejuízo de eventuais danos morais, materiais ou estéticos. Aqui, tutelando o valor que foi gasto, temos as opções e o prazo que está no art. 26, CDC, que tem a natureza de prazo decadencial de 30 dias ou de 90 dias se o produto é durável ou não durável.

No entanto se tenho a tutela da pessoa humana, a tutela ao patrimônio ou à integridade física ou psíquica, estamos falando de fato. Neste caso, se a vítima do fato do produto ou do serviço for pessoa jurídica, ela só tem danos de natureza patrimonial, ao contrário das pessoas físicas.

No fato temos o prazo de 5 anos, que está no art.27, CDC, que tem natureza prescricional.

1ª parte da resposta – Acidente de consumo significa manifestação danosa dos defeitos juridicamente relevantes que podem ser de criação, de produção ou de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com