TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Difuso e Concentrado

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Controle Difuso e Concentrado de constitucionalidade

O sistema difuso de constitucionalidade, ou Americano, foi desenvolvido na idade moderna, na primeira metade do século XVII pelo jurista Lord Edward Coke. Ele propugnou que a Constituição Inglesa possuía supremacia jurídica em relação as leis do Rei, assim caberiam aos juizes a adoção dos atos necessários para assegura-la. Porém, somente em 1803 o modelo americano ou difuso foi formalmente reconhecido no caso Marbury vs. Madison, por meio da decisão proferida pelo Chef Justice John Marshall que representou a consagração do poder dos magistrados de negar aplicações as leis lesivas a Constituição.

O controle difuso é espalhado em mais de um ponto. Qualquer juiz tem competência e pode declarar uma lei ou um ato normativo inconstitucional, desde que haja um caso concreto.

Qualquer pessoa, diante de um caso concreto, pode alegar, incidentalmente a inconstitucionalidade. A inconstitucionalidade é a causa de pedir.

Tem como objeto de controle lei ou ato normativo Federal, Estadual ou Municipal e tem como efeitos o efeito inter partes, ou seja, se restringe as partes e ex tunc, ou seja, retroage a data em que o ato começou a vigir.

Já o controle concentrado de constitucionalidade, ou Austríaco ou Europeu, adveio da Constituição Austríaca de 1920, foi arquitetado por Hans Kelsen.

Como o nome já diz, ele é concentrado, ou seja, é realizado por um único órgão que é incumbido da defesa e guarda da Constituição. No controle concentrado não existe um caso concreto e o mérito do pedido é a declaração de inconstitucionalidade. O objetivo desse processo é exclusivamente a análise do ato em abstrato e da sua compatibilidade com a Constituição. Tem efeitos ergam omnes, ou seja, imposta a todos, e ex nunc, e causam apenas a anulabilidade da lei.

Acontece por meio das chamadas ações constitucionais que são: Ação Direta de Inconstitucionalidade, que se divide em ADI genérica, interventiva ou por omissão, Ação Declaratória de Constitucionalidade e Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental. São legitimados para entrar com a ação, exceto da ADI interventiva, as mesas do senado federal, da câmara dos deputados e assembleia legislativa ou câmara legislativa do DF, o Governador do Estado ou DF, o Procurador geral da Republica ou o Presidente da Republica e o conselho federal da OAB, partido político com representação no congresso ou confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com