TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convenção Condominial e a prevalência de suas regras nos julgados do país

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Trata-se de estudo dirigido a uma parte peculiar do Direito Imobiliário: o Direito Imobiliário Condominial, analisando especificamente a Convenção Condominial e a prevalência de suas regras nos julgados do país, nas mais diversas situações.

A importância do tema emergiu ao verificar que há um contínuo crescimento de discussões na justiça envolvendo as normas da convenção, demonstrando também a falta de diálogo para sanar extrajudicialmente tais questões.

Foram colhidos dados acerca dos maiores geradores de problemas condominiais inerentes à convenção, sendo, em especial, aqueles cujos temas são garagem, barulho, animais e festas.

Portanto, trata-se de estudo direcionado especificamente à aplicabilidade da Convenção Condominial quando houver conflito entre a Convenção Condominial e leis – especificamente o Código Civil em vigor e os poucos regramentos da lei 4591/64 que ainda estão em vigor.

O assunto ora abordado tem grande relevância, em tempos onde a maior parte das pessoas reside em condomínios edilícios. Como o judiciário encontra-se assoberbado, os problemas acabam sendo alongados durante anos, quando, na verdade, há necessidade real de resolver as questões internas do condomínio, eis são casos que envolvem a dignidade humana, vizinhança, problemas de convivência entre pessoas que vivem neste tipo de “comunidade em separado”, com suas regras, conviventes, ambientes especificamente delimitados dentro do condomínio.

As pessoas, em especial a população condominial, precisam viver em harmonia e cientes das regras que os cercam. E o judiciário tem o dever de tutelar tais relações.

Conclui-se, ao final que, de modo dominante, a violação de norma da convenção só terá efeitos punitivos ou anulatórios na justiça caso gere real prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com