TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotas Raciais

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Cotas Racias

São consideradas como reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por raça ou etnia. Cota nada mais é do que uma ação afirmativa, que visa diminuir as desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Apesar de muitos considerarem uma inclusão social, existem controvérsias de quem pensa que racismo diz respeito somente a ofensas e não percebem o quanto vai além.

Foram 354 anos de escravidão no nosso país. A população negra foi escravizada trabalhando para enriquecer a branca. No pós-abolição, no processo de industrialização do Brasil, O Estado brasileiro beneficiou os imigrantes europeus com terras para poderem iniciar suas vidas por aqui. Além do acesso ao trabalho remunerado. Se hoje a maioria de seus descendentes usufruem de uma realidade confortável foi devido a esta ação do governo.

Em contrapartida, para a população negra não se criou mecanismos de inclusão. Das senzalas foram para as favelas. Se hoje a maioria da população negra é pobre é por causa dessa herança escravocrata e por falta da criação desses mecanismos. 

Realmente, é necessário conhecer a história deste País para entender porque certas medidas são justas e necessárias. Elas precisam existir porque a sociedade é excludente e injusta com a população negra.

 Cota não diz respeito a capacidade, capacidade sabemos que todos tem; cota diz respeito a oportunidades. São elas que não são as mesmas, exemple: uma pessoa branca, de classe média, que estudou em boas escolas, come bem, aprende outros idiomas, tem lazer e passa em uma universidade pública, qual mérito ele teve? Nenhum. O que ocorre é que ele teve oportunidades na vida pra isso. Uma pessoa negra pobre, que estuda nas péssimas escolas públicas, come mal, não tem acesso a lazer, para passar em uma universidade terá muito mais dificuldades para isso porque não teve as mesmas oportunidades.

Se o Estado brasileiro racista priva a população negra dessas oportunidades é dever desse mesmo Estado construir mecanismos para mudar isso.

Em relação a pessoas brancas pobres, existem as cotas para quem é procedente de escolas públicas, as cotas sociais. Mas as raciais também são necessárias porque pessoas brancas, por mais que pobres, possuem mais possibilidades de mobilidade social, uma vez que não enfrentam o racismo.

Sim, somos a favor de cotas raciais porque esse país possui uma dívida histórica para com a população negra. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com