TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotas Raciais

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos em um país onde as Universidades representam a instituição que transmite o conhecimento que o estudante levará durante toda a sua vida. Isso vem sendo arrastado por séculos até os dias de hoje. O que muitos se vê é o quanto, ao longo da história, diversos grupos sociais são vítimas constantes de preconceito. Dentre eles, os afrodescendentes são os que mais foram excluídos da sociedade devido à questão da escravidão, sendo assim, um grupo com dificuldade em adentrar no sistema público.

Percebemos que a discriminação é extremamente forte na nossa sociedade, porém nota-se que ao passar do tempo, estão adotando meios de incluir esse grupo no meio social, sendo um deles o sistema de cotas. O objetivo é ter uma lei que inclua os negros na sociedade e eles tenham acesso a universidades e concursos públicos, alegando que eles estão em desvantagem entre os demais concorrentes.

A grande questão é a polêmica em que se encontra a lei 12.990/14, já que esse benefício que é dado aos afrodescendentes é visto com “maus olhos”. Muitos alegam que a implementação da lei entra em conflito com os direitos individuais daqueles que não possuem o benefício, causando certa revolta sobre o tema.

O debate em torno da constitucionalidade da existência de cotas para negros tem gerado grande falatório entre os teóricos brasileiros, o que acabou por chegar ao Supremo Tribunal Federal através da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 186.

De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 5º, todos são iguais sem distinção de qualquer natureza. Causando, assim, um conflito com a parte da população que não foi beneficiada, ferindo o principio constitucional da igualdade.

Baseando-se nisso, este artigo tem o objetivo de realizar uma analise sobre a constitucionalidade (ou não) do sistema de cotas raciais em concursos públicos no Brasil. Sendo assim o grande questionamento: existem aspectos inconstitucionais no sistema de cotas para negros no ingresso em órgãos públicos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com