TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade

Por:   •  12/5/2019  •  Dissertação  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Trata-se de um documentário realizado por Kip Andersen e Keegan Kuhn, nascido pelo desejo de ir mais profundo nos assuntos relativos à degradação do meio ambiente e à sustentabilidade.

Segundo o protagonista do documentário, Kip Andersen, a sua preocupação em preservar o ambiente o levou a adotar diversas medidas, tais quais, a separação seletiva do lixo, a economia de água e energia em suas tarefas do cotidiano, a utilização de bicicleta como meio de transporte ao invés de veículos automotores, dentre outras. Contudo, diante das diversas matérias que só demonstravam a piora no quadro ecológico do meio ambiente, Kip sentiu que algo a mais haveria de ser realizado.

Diante de uma informação recebida em que se dizia que a pecuária seria a principal vilã quanto à destruição do meio ambiente, Kip resolveu investigar mais a fundo, destacando a falta de informações acerca deste assunto, bem como o desconhecimento de muitas autoridades que lidam com questões ambientais, aliado ao jogo de interesses do setor agropecuário e das indústrias alimentícias.

O documentário teve seu foco principal na produção agropecuária norte-americana, mas sem deixar de citar o Brasil, dada sua importância na produção de alimentos no cenário mundial, e outras partes do mundo.

Kip demonstra que a pecuária é responsável pela maior parte da emissão de gases de efeito estufa. Também é responsável por gastar imensas quantidades de água potável, devido à necessidade de produção de alimentos para gados, suínos e aves. Também pelo mesmo motivo, a pecuária se utiliza de imensas áreas férteis, gerando a necessidade de desmatamento de florestas. O resultado é a desertificação de grandes terrenos.

As fezes dos animais resultam em um aumento substancial de compostos nitrogenados, que pela força das chuvas e dos rios acabam carregando essas substâncias até os oceanos e afetam, por conseguinte, a vida marinha.

À propósito, a pesca, da maneira como é realizada, tem levado a um sério risco de extinção de várias espécies marinhas, uma vez que captura os animais de forma não seletiva. Espécies não consumidas pelo ser humano, como golfinhos e baleias, acabam morrendo neste processo.

Ao procurar informações acerca de como a pecuária afeta o meio ambiente junto às diversas ONGs de proteção ao meio ambiente, Kip não as encontra. Houve momentos em que não foi possível sequer obter entrevistas pessoais com os administradores dessas ONGs. Kip também entrou em contato com autoridades acerca deste assunto, mas muitas desconheciam os efeitos prejudiciais de pecuária para o meio ambiente, e outras simplesmente não concordavam com o documentarista.

Quando em contato com as empresas responsáveis pela produção de alimentos, ficou evidente o desinteresse das mesmas em promover melhorias ao meio ambiente, visto que tais mudanças poderiam afetar significativamente seus lucros. Estas empresas, questionadas sobre o financiamento de ONGs de proteção ao meio ambiente, não se manifestaram a esse respeito.

Kip passou a temer pela sua própria segurança e de sua família, e teve o financiamento de seu documentário cancelado. Muitos ativistas foram mortos em defesa do meio ambiente.

O documentário ressalta a força dos lobistas frente ao Poder Legislativo dos Estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com