TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crime e Criminalidade

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

IV.1. Crime e criminalidade

1.1 Direito Penal Clássico e de Exceção

O crime ocorre em todas as sociedades, ao longo da História. É um fenômeno normal na via social. O ilícito penal ofende valores que atingem mais de perto a segurança da coletividade, exigindo-se legislação específica, meios e pessoas para combatê-lo.

O Estado tem falhado no combate à criminalidade, aos diversos tipos e crime. Às vezes até mesmo se envolve, por meio de alguns agentes púbicos, em crimes políticos, corrupção, desvio de verbas, improbidade, lavagem e dinheiro, licitações irregulares e crime organizado.

O processo penal, o jus persequendi, desenvolve-se nos parâmetro do devido processo legal; e para atingir a verdade material, a menos a verdade possível, faz uso dos meios de provas nominados e de todos os meios lícitos.

O Direito Penal Clássico, destinado ao combate à microcriminalidade, nem mesmo este papel tem desempenhado com eficiência.

Após a Segunda Grande Guerra, vividos e superados nazismo, facismo, stalinismo, revigorou-se a necessidade de declarações de direitos do homem, de garantias do indivíduo e das chamadas liberdades públicas.

O inimigo é o criminoso que rejeita a ordem jurídico-social e quer impor sua conduta como outra estrutura de poder. A questão, então gira em torno de uma dicotomia: o criminoso cidadão e o criminoso inimigo, daí devendo se configurar um direito penal com duas faces, a do Cidadão e a do inimigo.

Ao inimigo se aplicariam, entre outras, algumas das seguintes medidas: não é punido conforme sua periculosidade e não culpabilidade, no estágio prévio ao ato preparatório; a punição não considera o passado, mas o futuro e suas garantias sociais; para ele o direito penal é prospectivo ou de probabilidade; não é sujeito de direitos, mas de coação como impedimento à prática de delitos; para o inimigo haverá redução de garantias como o sigilo telefônico, o ônus da prova, o direito da prova, o direito de ficar calado, o processo penal em liberdade e outras garantias processuais.

A par do chamado Direito Penal de Exceção, destacam-se também a Justiça Consensual, com a despenalização e a descriminalização, e o chamado Direito Premial.

Os crimes, em alguns casos, de menor potencia agressivo, e em outros, de gravidade, continuam existindo, mas deixam de ser punidos.

O aumento da criminalidade e a utilização de meios mais sofisticados para sua consecução exigem do Estado uma reação mais forte, mas que não pode desconhecer princípios constitucionais consagrados.

O Direito contém o chamado mínimo ético, orienta-se por princípios morais, mas é uma ciência pragmática.

Neste contexto, é ressuscitada e importada a figura da delação premiada, que pretendemos analisar.

1.2 Breve conceito de crime organizado

A Lei nº 9.034/95 foi abordada no capítulo III, item III.5. O chamado crime organizado é tratado na referida Lei n. 9.034/95, eu em seu artigo 1º utiliza a expressão “ilícitos decorrentes de ações praticadas por quadrilha ou bando ou organizações ou associações criminosas de qualquer tipo”.

A organização criminosa é sofisticada. Envolve aspectos empresariais e ultrapassa os limites geográficos de cada país, com atuação nos âmbitos regional, nacional ou internacional.

IV.2. Origens da Delação Premiada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com