TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIMINALIDADE (CRIMES LIGADOS A ENTORPECENTES)

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Inovadora

Criar um texto dissertativo sobre:

A criminalidade (Crimes ligados a entorpecentes)

O tráfico de entorpecentes é considerado uns dos crimes mais comuns a serem praticados, e cada vez mais os números tendem a aumentar. Pois, crianças e adolescentes acabam se envolvendo com esse tipo de crime. Onde acaba proporcionando grandes preocupações na sociedade atual, e gerando o aumento das buscas da Policia Militar do estado de São Paulo em nossa região de Araçatuba no combate ao Tráfico.

De acordo com o site do: http://www.ssp.sp.gov.br/ , os valores do ano de 2020 do mês de janeiro ao mês de março foram registrados no total de 266 casos de trafico de entorpecentes, valor considerado razoável, perante ao ano de 2019, que obteve um valor superior neste mesmo período de tempo, obtendo de janeiro a março 405 casos. Tendo assim, como um valor considerado alto, porém ainda não podemos nos precipitar, pois apenas estamos no início do ano, e os números podem aumentar e provocar consequências, não só para população do nosso município, mas sim para um todo em nosso país.

Existem também vários outros fatores que acabam favorecendo o tráfico, não podemos deixar de destacar que a maioria das ocorrências, acontecem com jovens e crianças moradores de bairros periféricos de nossa cidade, e isso acaba ocorrendo pelo fato do desfavorecimento social do nosso município. Outro motivo muito importante é a ausência dos pais, que muitas das vezes deixam seus filhos fazerem o que bem entendem, e não se preocupam com o que eles podem estar se envolvendo.

Muitos desses jovens que se associam ao tráfico, alegam que existe uma enorme falta de oportunidade no mercado de trabalho atual, onde se sentem desfavorecidos, e sem opção financeira e moral de ter o trabalho digno, e por esses motivos se encontram sem opção.

Diante sobre estes problemas sobre o tráfico de entorpecentes na região, muitas pessoas têm a impressão que programas sociais e até mesmo de combate às drogas oferecidos pelo governo do Estado podem não estar apresentando tanto eficácia.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), por exemplo, é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, na educação infantil e para adultos com o Proerd para Pais. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

Creio que o governo deveria impor mais projetos assim como o Proerd, para conscientizar mais ainda a formação dos jovens. Deveriam também disponibilizar mais cursos técnicos profissionalizantes para assim o adolescente se ocupar com estudos pensando em um futuro em sua área estudada. Criar também programas esportivos mais amplos e com mais investimentos dos que já existem, dando assim totais condições para os adolescentes escolher quais dos bons caminhos da sua vida traçar, sem ter tempo de pensar na triste realidade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com