TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia dos Direitos Humanos

Abstract: Cronologia dos Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Abstract  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

e é fato que Direitos Humanos nascem com o homem e que as raízes de sua construção estão atreladas a origem da História e a percorrem em todos os sentidos, também é fato que alguns fatos históricos tiveram particular relevância nessa trajetória.LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS HUMANOS:

1789: Revolução Francesa ( Marco Inicial)

1789: na declaração dos Direitos do cidadão da Revolução Francesa, não consideravam que as mulheres tivessem os mesmos direitos dos homens, e com isso abriu portas para a proclamação da República.

Após isso começa a organização dos Direitos de Primeira Geração, que proclamam as liberdades civis e os direitos políticos .Brevemente chamados, de “Direitos de Liberdade”.

1848: O incio aos movimentos revolucionários conseguem pela primeira vez, que o conceito de “direitos sociais” seja agregado na Constituição Francesa.

1894: Inicia-se a “doutrina social da igreja”, com o Papa Leão XIII, que sua Enciclica Rerum Novarum de 1894, transformando a hostilidade da Igreja Católica aos direitos humanos modernos.

Direitos da segunda geração ou Direitos de Igualdade (direito econômico, social e cultural) começãm a ser incluídos nas constituições.

1917: Constituição Mexicana;

1918: Constituição Russa;

1919: Constituição da República de Weimar;

1934: Constituição do Uruguai;

1945: Ao término da 2ª Guerra Mundial 51 países assinam a Carta Fundadora das Nações Unidas, que se proclamam “a fé nos direitos fundamentais do homem na dignidade e valor da pessoa humana”.

1945: Depois da Segunda Guerra Mundial, todos os direitos sociais começam a ser colocados, nas Cartas Constitucionais e postos em práticas nos países capitalistas e com isso ganhando força nos países socialistas.

1948: No dia “10 de dezembro em Paris, as Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

1966: Direitos de segunda geração estão dentro do “ Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, firmado pela ONU;

1976: Conferência de Argel acontece um fato de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com