TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM RELAÇÃO À VAQUEJADA

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO PIAUÍ

PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

DISCIPLINA: TÓPICOS AVANÇADOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROFESSOR: Fernando Santos

ALUNO: Bruno Meneses dos Santos Oliveira

DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM RELAÇÃO À VAQUEJADA

Teresina

Maio de 2017

DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM RELAÇÃO À VAQUEJADA

O presente trabalho incumbiu-nos de analisar dois momentos em que o Supremo Tribunal Federal, em sede de controle de constitucionalidade, decidiu sobre a atividade cultural “Vaquejada”.

O primeiro enfrentamento, pela Suprema Corte, da análise do esporte/atividade cultural mencionada, deu-se na Ação Direta de Inconstitucionalidade número 4.983 proveniente do Estado do Ceará, que teve por Relator o Ministro Marco Aurélio.

Naquele julgamento, o Procurador-Geral da República instava pela declaração de inconstitucionalidade da Lei nº 15.299, de 8 de janeiro de 2013, do Estado do Ceará, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural.

As alegações do Ministério Público Federal eram que a norma em comento versava sobre a autorização da realização de vaquejadas naquela unidade da Federação, porém, tal legislação iria de encontro à Constituição Federal, pois regulamentaria uma prática que, segundo o Procurador-Geral da República, seria danosa aos animais envolvidos, já que, no bojo da ADI, o requerente trouxe laudos e estudos que relatavam que os semoventes utilizados para a prática daquele esporte, tanto bovinos, quanto equinos, sofriam sequelas advindas de sua participação.

Com isso, o PGR afirmou que a suso citada Lei Estadual estava em situação oposta ao normatizado pela Constituição Federal, mais especificamente no art. 225, §1º, inciso VII, que tem a seguinte redação:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: (…)

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Por outro lado, o Governador do Estado do Ceará defendeu a supramencionada Lei, asseverando, em seu petitório, que a vaquejada é uma expressão cultural do Nordeste brasileiro com grande importância histórica e que a norma estadual é constitucional, já que, em seu bojo, resguardou os bens ditos violados e delineou a prática adequada do esporte, bem como estabeleceu sanções aos envolvidos em maus-tratos aos animais.

Em sua argumentação, o Governador Cearense reverberou que a Lei Estadual n.º 15.299/2013 estaria em total acordo com a Constituição Federal, por ser uma atividade cultura enraizada no dia-a-dia da população nordestina,  encontrando respaldo no art. 215 da Carta Magna, verbis:

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 

Fica, então, perceptível o conflito de normas que supedaneriam ou rechaçariam a Lei Estadual n.º 15.299/2013, quais sejam: os artigos 215 e 225, §1º, VII, respectivamente.

O Ministro Marco Aurélio, inicialmente afastou qualquer existência de preliminares que prejudicarima a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade e passou a decidir sobre o mérito da demanda.

Em seu voto, o Ministro Relator, de pronto afirmou que em conflitos de normas onde de um lado está o interesse do indivíduo e de outro está o interesse da coletividade, no caso o favorecimento ao Meio Ambiente, este deve sempre prevalecer.

Entretanto, quado há conflito entre o direito ao Meio Ambiente e outro interesse coletivo, in casu o exercício dos direitos culturais.

O Ministro Marco Aurélio, para dirimir tal dificultade, utilizou-se de julgados anteriores do Supremo Tribunal Federal, notadamente no Recurso Extraordinário nº 153.531/SC (Caso da Farra do Boi) e Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2.514/SC (Rinha de Galo).

Em ambos os precedentes da Suprema Corte, e o Relator da ADI em comento os seguiu, foi asseverado que, em havendo comprovação de maus-tratos aos animais envolvidos nos esportes, mesmo sendo uma prática cultural, as normas constitucionais devem ser sopesadas no sentido de favorecer o Meio Ambiente.

Desse modo, segundo o Relator, existindo prova cabal da existência de práticas cruéis e lesões aos animais que participam da vaquejada, esta deve ser rechaçada, tomando por base o art. 225, §1º, VII, da CF, especialmente porque esta norma direcionadora, ao mencionar “crueldade”, englobaria os atos praticados em face dos semoventes envolvidos no esporte em análise.

Assim, o Relator decidiu pela inconstitucionalidade da Lei Estadual n.º 15.299/2013 do Estado do Ceará.

O segundo caso em que um membro do Supremo Tribunal Federal fez menção à prática da vaquejada, foi na Reclamação n.º 25.869/PI, sob relatoria do Ministro Teori Zavascki.

Nesta situação, algumas Associações que busca a proteção dos animais, insurgiu-se contra decisão do Juiz da Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina (PI) que, em sede de Ação Civil Pública, negou liminar para a suspensão da realização de vaquejadas durante a 66ª Exposição Agropecuária.

As associações alegaram que o Magistrado de piso havia violado a decisão do Supremo na ADI 4.983/CE, ofendendo tal decisum que, segundo eles, deveria nortear todas as decisões do Judiciário acerca do tema “vaquejada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com