TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFICIÊNCIA GRAVE PARA FINS DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

DEFICIÊNCIA GRAVE PARA FINS DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS

A Constituição Federal garante a Seguridade Social e elenca uma infinidade de direitos e garantias a toda população. Entretanto, as diretrizes estabelecidas em nossa legislação não instituem uma diferenciação de critérios entre pessoas portadoras de deficiência e os demais assistidos, não permitindo e perpetuando a existência de uma distribuição igualitária, além de não viabilizar as pessoas portadoras de deficiências condições melhores de convívio social. Evidente o fato de que um indivíduo portador de deficiência possui determinadas debilidades comparado aos demais indivíduos, e infligir a essas pessoas as mesmas regras para requerimento de benefícios junto a Previdência Social é algo claramente injusto.

  Para lidar com esse cenário foi criada a Lei Complementar n. 142/2013, que surgiu com o intuito de sanar essa deficiência normativa existente, originando regras mais flexíveis para facilitar o acesso aos direitos sociais a esses indivíduos carentes de amparo.

  A Lei garante aos segurados da Previdência Social o direito da aposentadoria por idade aos 55 anos (mulher), e 60 anos (homem). Quanto à aposentadoria por tempo de contribuição será variável de acordo com o grau de deficiência, que pode ser classificada como leve, moderada ou grave, estabelecendo por meio de uma avaliação pericial médica e social.

  Ou seja, portadores de deficiência (seja a deficiência intelectual, mental, física, auditiva ou visual), segundo seu grau de deficiência, terram proporcionada a redução da idade de cinco anos ou a redução do tempo de contribuição em dois anos, seis anos ou dez anos.

  Durante a perícia serão avaliados não somente os aspectos físicos da deficiência, mas também os impedimentos nas funções e na estrutura corporal em relação as atividades que o segurado desempenha. Quanto a avaliação social, considera-se as atividades desempenhadas no ambiente de trabalho, casa e socialmente.

  O intuito de ambas será observar a limitação do desempenho de atividades e a restrição de participação do indivíduo no seu dia a dia e, com base nesses dados, classificar a deficiência, seu grau e suas respectivas garantias.

  A criação da referida Lei Complementar, mesmo com o intuito positivo, trouxe também muitos fatores negativos, analisando que, embora traga diversas alterações que finalmente garantem a esses indivíduos um tratamento igualitário e justo, acabam por dificultar ainda mais esse acesso ao não estabelecer devidamente fatores essenciais para o real alcance de seu objetivo, evidenciando a uma mera observação superficial, por exemplo, a interminável lista de exigências para a concessão do benefício previstos.

  Entre os principais fatores que influenciam negativamente, temos o meio utilizado para se estabelecer o grau de deficiência, que são aferidos por meio de perícia médica a ser realizada pelo médico oficial do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Já que a veracidade dessas pericias são questionáveis, uma vez que existem inúmeras ações judiciais em face dos seus resultados por elas obtidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com