TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS

Projeto de pesquisa: DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.872 Palavras (20 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Este artigo traz em seu bojo uma pesquisa qualitativa que trata como desenvolver a aprendizagem em crianças que apresentam deficiência intelectual. O objetivo deste artigo é mostrar que o aluno com deficiência intelectual é capaz de se apropriar dos conhecimentos relativos à aprendizagem da língua escrita e, que a mediação pedagógica mais significativa e eficiente é aquela que resulta na combinação de estratégias variadas, orientadas em função das dificuldades e potencialidades dos sujeitos e da situação problema, que o professor leve o aluno a pensar e verbalizar sobre aquilo que está sendo transmitido, uma vez que na deficiência intelectual, o processamento da informação ocorre mais por recepção do que por ativação (ação) – o raciocínio lógico é possível desde que estimulado para tal. Com esta pesquisa foi possível concluir que a inclusão, para ocorrer de forma adequada como instituída nas leis, necessita de discussões que busquem a veracidade da lei, e não apenas ser “jogada” dentro das instituições de ensino, sendo exigidas e cobradas, mas sem receber os anteparos necessários para que a mesma ocorra de forma leal. O futuro de muitas crianças, incluídas ou ainda não incluídas, dependem do nosso trabalho, dependem da nossa dedicação, dependem do progresso da inclusão.

Palavras-chave:Deficiência intelectual. Inclusão. Aprendizagem.

ABSTRACT

This article brings a bulge in his qualitative research that deals with how to develop learning in children with intellectual disabilities. The aim of this article is to show that the student with intellectual disabilities are able to take ownership of the knowledge of the written language and learning, that the most significant pedagogical and efficient mediation is one that results in the combination of various strategies, in light of the difficulties and potentialities of the subject and the situation problem, which the professor take the student to think and verbalize about what is being transmittedOnce in intellectual disabilities, the information processing occurs more per reception than by activation (action)-the logical reasoning is possible since that stimulated to do so. With this research it was possible to conclude that the inclusion, to occur in a proper manner as established in laws, needs to seek the truth of the law, and not just be "thrown" within the educational institutions, being required and charged, but without receiving the necessary screens so that the same occurs fairly. The future of many children, included or not included, depend on our work, rely on our dedication, depend on progress of inclusion.

Keywords: intellectual disabilities. Inclusion. Learning.

1- INTRODUÇÃO

Este artigo aborda o tema desenvolvimento das aprendizagens e investiga em forma de uma pesquisa qualitativa como se dá o desenvolvimento das aprendizagens em crianças que apresentam dificuldades intelectuais.

Com o processo de inclusão, a deficiência intelectual é um termo que se usa quando a criança apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas crianças. As crianças com deficiência intelectual podem apresentar mais tempo para aprender a falar, a caminhar e aprender as competências necessárias para cuidar de si mesmas, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola.

Os conflitos gerados no processo de ensino-aprendizagem, em que o maior interessado no processo não desenvolve aprendizagem, embora haja uma preocupação da escola pública em se firmar nos objetivos e práticas, que a constituem em um espaço de construção de conhecimento e cidadania. No entanto, em muitas instituições de ensino o aluno está na escola, mais ainda não tem assegurado o seu direito de aprender, e isso justifica essa pesquisa.

A criança com deficiência intelectual tem a capacidade de se relacionar, pode ser carinhosa e pode se tornar um adulto e aprender uma profissão. O aprendizado dessa criança, no entanto, apresenta dificuldade de construir conhecimento e demonstrar capacidade cognitiva, além de ter maneira própria de aprender, tendo em vista a necessidade de sua inserção na escola regular como forma de estimulo e desenvolvimento da autonomia e da cidadania.

Com isso, pretendemos através deste artigo, demonstrar um referencial teórico sobre o tema, e buscar na pesquisa, mesmo que de forma provisória e parcial, sobre essa realidade constatada no cotidiano das escolas.

O sucesso da aprendizagem está em explorar talentos, atualizar possibilidades, desenvolver predisposições naturais de cada aluno. As dificuldades e limitações são reconhecidas, mas não conduzem/restringem o processo de ensino, como comumente acontece.

A maioria dos professores tem uma visão funcional do ensino e tudo o que ameaça romper o esquema de trabalho prático que aprenderam a aplicar em suas salas de aula é inicialmente rejeitado. Também reconhecemos que inovações educacionais como a inclusão abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelos professores em uma dada estrutura ou sistema de ensino, atentando contra a experiência, os conhecimentos e os esforços que fizeram para adquiri-los.

Estamos diante de um quadro onde é necessário desenvolver a inclusão e a aprendizagem para formar o cidadão com autonomia. Mas como fazer isso? Como desenvolver aprendizagem em crianças que o próprio sistema de ensino já o registra como um aluno com dificuldade de aprender?

Por isso, o objetivo deste artigo é mostrar que o aluno com deficiência intelectual é capaz de se apropriar dos conhecimentos relativos à aprendizagem da língua escrita e, que a mediação pedagógica mais significativa e eficiente é aquela que resulta na combinação de estratégias variadas, orientadas em função das dificuldades e potencialidades dos sujeitos e da situação problema, que o professor leve o aluno a pensar e verbalizar sobre aquilo que está sendo transmitido, uma vez que na deficiência intelectual, o processamento da informação ocorre mais por recepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com