TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO À VIDA E A LIBERDADE RELIGIOSA: Parâmetros no Direito Brasileiro à Intervenção Médica

Por:   •  2/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (UNIFENAS)

Alexsander wellinson Oliveira Lopes              

DIREITO À VIDA E A LIBERDADE RELIGIOSA: Parâmetros no Direito Brasileiro à Intervenção Médica

Belo Horizonte

2019

Alexsander wellinson Oliveira Lopes              

DIREITO À VIDA E A LIBERDADE RELIGIOSA: Parâmetros no Direito Brasileiro à Intervenção Médica

Projeto de monografia final de curso apresentado ao curso de Direito da Universidade José Do Rosário Vellano (UNIFENAS), como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto.

Orientador: Prof. Eric Teixeira Fonseca

Belo Horizonte

2019

SUMÁRIO

1 DELIMITAÇÃO DO  TEMA        3

1.1 Questão Principal        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 HIPÓTESE        6

4 OBJETIVOS        7

4.1 Objetivo Geral        7

4.2 Objetivos Específicos        7

5 REFERENCIAL TEÓRICO        8

6 METODOLOGIA        11

REFERÊNCIAS        12

SUMÁRIO DO FUTURO TCC

INTRODUÇÃO .......................................................................................................................

1 DIREITO À VIDA...............................................................................................................

2 ANTECEDENTES HISTÓRICOS ....................................................................................

3 RELACIONAMENTO ENTRE IGREJA E ESTADO NO BRASIL................................

4 LIBERDADE RELIGIOSA................................................................................................

4.1 DIREITO À LIBERDADE...............................................................................................

4.2 LIBERDADE RELIGIOSA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988.........................................

5 RECUSA DE TRATAMENTO MÉDICO ...........................................................................

 5.1 ÉTICA MÉDICA...............................................................................................................

5.2 TRANSFUSÃO DE SANGUE...........................................................................................

5.3 CONFLITO ENTRE A VIDA E A LIBERDADE RELIGIOSA .....................................

CONCLUSÃO.......................................................................................................................

 REFERÊNCIAS.....................................................................................................................

1 DELIMITAÇÃO DO  TEMA

No presente trabalho, foi discutido o conflito entre o direito à vida e a liberdade religiosa e seus parâmetros junto à intervenção médica, que compreende á área do Direito Constitucional.  A pesquisa discutiu o tema e mostrou que além da Constituição Federal ser a Carta Magna do ordenamento jurídico, existem também tratamentos alternativos à transfusão de sangue, preservando assim a liberdade de algumas religiões, como por exemplo: a religião Testemunhas de Jeová.

A concretização de procedimentos que precisem de transfusão sanguínea em pacientes simpatizantes da religião "Testemunhas de Jeová" é uma questão polêmica que preocupa médicos e provocam juristas.

Os médicos sentem-se acuados diante de tal situação por terem obrigação, como médicos, de salvaguardar o direito mais fundamental de qualquer ser humano: à vida. Os juristas, por sua vez, sentem-se provocados a discorrer sobre o assunto e, talvez, diminuir o conflito de direitos fundamentais que o tema proporciona.

A liberdade religiosa foi uma conquista e tornou-se uma verdadeira consagração de amadurecimento de um povo, pois é o verdadeiro desdobramento da liberdade de pensamento e de manifestação. A abrangência desta norma constitucional é extensa, pois a religião é um complexo de princípios que conduzem as reflexões, ações e adoração a Deus, compreendendo assim, a crença, o dogma, a moral, a liturgia e o culto.

Há casos em que se prevalece a liberdade religiosa, que são os casos em que não há o risco de vida, portanto pode-se aplicar tratamentos alternativos.

O direito à liberdade representa uma conquista dos cidadãos pela manifestação de sua autonomia individual. É segurança positivada em várias constituições de sistemas democráticos, sendo considerado como o fundamento da democracia, na medida que possibilita a liberdade de atuação e serve como limite às opressões do Estado.

“A liberdade está intimamente ligada à legalidade, pois, em conjunto, significam que as pessoas são livres para exercerem quaisquer atos, salvo os proibidos em lei” (BRUM, 2015, p. 41).

O direito à liberdade possui vários elementos que o compõe, sendo que, interessa para o presente a elucidação do direito à liberdade religiosa, em seus aspectos da liberdade de consciência, de crença e sua livre manifestação.

1.1 Questão Principal 

O direito à vida é considerado o mais fundamental de todos os direitos, pois ele estabelece um pré-requisito à existência dos outros direitos. A vida é um direito fundamental, garantida constitucionalmente como bem inviolável, superior do ordenamento jurídico e protegida pelo Estado. Trata-se de uma questão conflitiva, pois há o conflito de direitos fundamentais. Diante do exposto o problema de pesquisa é: É correto que o ordenamento jurídico admita a recusa de qualquer tratamento médico imperativo à preservação de sua vida, por convicções religiosas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com