TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO ADMINISTRATIVO

Por:   •  1/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Habeas Data

Habeas data pode ser impetrado tanto por pessoa física quando jurídica, para conhecer informações a seu respeito, é necessário presença de um advogado, e apenas as informações do impetrante podem ser buscado no habeas data,

As finalidade segunda o art. 7º da lei 9.507/97 são conhecer informações do impetrante, ou buscar a retificação dessas informações quanto forem erradas, desabonadoras, indevidas, um terceira finalidade é complementar as informações junto a órgãos públicos , entidades públicos e ate mesmo possível impetrar Habeas Data a entidade causa ela possua banco de dados de caráter público. Exemplo SERASA, CDL

Mandado de Injunção

Segundo ensinamentos de doutrinadores como (LENZA, 2008:217) : mandado de Injunção é visto como remédio constitucional em virtude da ausência de norma reguladora de um direito constitucionalmente garantido, surgiu ao lado da ação direta de inconstitucional para acabar com a síndrome da inefetividade das normas constitucionais, era constrangedor ter um direito constitucionalmente garantido , porem não poder exercer esse direito devido a falta de um norma regulamento o exercício desse direito.

O Mandado de injunção no texto constitucional veio como solução para resolver esse tipo de problema, para impetra-lo é necessário que haja uma lacuna no ordenamento jurídico.

Dentre diversos exemplos, um bem conhecido é o direito de greve do servidor publico civil previsto no art. 37 inc. 7º da constitucional Federal, por ser uma norma de eficácia limitadas poderia surgir o exercício desse direito apos a elaboração de uma lei especifica disciplinando como seria o exercício do direito de greve pelo servidor publico civil.

Exemplo: vários sindicatos começaram a impetrar mandando de injunção coletiva para que STF regulamentasse ou desse uma solução para esse tipo de problema, o STF então depois de constatar a ausência da norma regulamentadora definiu que enquanto não tivesse lei especifica disciplinando o direito de greve do servidor publico civil , no que couber será aplicado a lei de greve do trabalhador comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com