TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO AMBIENTAL

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

 Universidade do Vale do Itajaí [pic 1]

 Disciplina: Direito Ambiental

 Acadêmicas: Amanda V. Percio e Larissa M. Waldrich

 

FICHAMENT

Assunto: Economia e globalização

Referência: ARMADA, Charles Alexandre Souza. Por uma nova economia. p. 219-229

  1. GLOBALIZAÇÃO E ECONOMIA

O fenômeno chamado globalização vem causando uma maior complexidade das relações entre países, interagindo e aproximando pessoas, na qual permita maiores mercados para países desenvolvidos.

Entretanto a globalização tem sido um dos processos de integração com termos de maiores discussões no âmbito mundial nos últimos anos, a cada dia que passa vem atingindo todas as esferas da sociedade, é um processo que busca maior crescimento para expandir máximo possível.

  1. OS EQUÍVOCOS DA ECONOMIA

O processo de globalização é o resultado interno e inevitável do desenvolvimento da economia mundial, ou seja, o desenvolvimento e expansão da economia moderna baseada na produção de mercado.

Há também o processo objetivo de integração econômica, a expansão espacial das economias e a criação e aprofundamento de interdependências, que tentam alterar dinâmicas globais para produzir dinâmicas locais e específicas que ainda existem, embora o ritmo de desenvolvimento econômico e da consequente degradação da natureza seja diferente nas diversas regiões, as consequências para o futuro do planeta atingem a todos.

  1. POR UMA NOVA ECONOMIA

A crise ambiental encontra-se estabelecida na sociedade, mas também atinge o campo social e econômico, ocasionadas pela descaracterização dos ecossistemas naturais a partir da apropriação predatória dos recursos naturais e exploração do homem pelo próprio homem, promovendo o desequilíbrio ambiental.

A globalização, elemento fundamental do modelo de produção capitalista, e suas características, revolução técnica, atuação do mercado global, dentre outras, contribuíram para o agravamento da crise socioambiental, o meio ambiente, em todos os seus componentes, tem sido e continuará cada vez mais sendo afetado pelo processo de globalização da economia e tem se mostrado um fenômeno assolado a modernidade, ao modo de vida e aos hábitos de consumo de parcela significativa da população, assim como às necessidades crescentes de expansão do capital. Este último, se apropria do trabalho e dos recursos naturais cada vez mais, principalmente naqueles países com instituições mais frágeis e economicamente menos desenvolvidos, incapazes de fazer frente a sua expansão e às grandes corporações.

  1. CONSIDERAÇÕES DO ALUNO

A globalização tornou-se um fenômeno do modelo econômico capitalista que Causa dano ou prejuízo a modernidade, o estilo de vida e os hábitos de consumo de boa parte da população e a crescente necessidade de expansão do capital.

Já o meio ambiente a mina de recursos e depósito final de todos os rejeitos, acabará por sofrer um processo de degradação contínua devido à exploração desarrazoada dos recursos e uso intensivo de produtos químicos, ou os desfavorecidos que são abandonados devido a um vasto exército de falta de alternativas, bem-estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com