TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO ROMANO E GREGO ANTIGO

Por:   •  23/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.717 Palavras (23 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 23

Trabalho de Fundamentos histórico-sistemáticos do Direito


Dissertação a respeito do Direito na Grécia Antiga e em Roma

 Professor: Fabiano de Almeida Oliveira

Sumário:

  • Geografia
  • Sociedade
  • Religião
  • Poder
  • Direito propriamente dito

 

 Professor: Fabiano de Almeida Oliveira

 

 

 Alunos:
Davy Albuquerque da Fonseca;
Lucas Gabriel Alves Reis;
Lucas Garcia Sayão;
Yan Sales de Sousa.

Geografia na Grécia Antiga

A Grécia Antiga, ao contrário do que se pode imaginar, ante o conceito de Estado-Nação, não formava um único bloco político territorial, como é nos dias atuais, mas sim, fragmentava-se em uma grande diversidade de cidades-Estados. Sua extensão abrangia a costa da Ásia Menor ao Sul da Península Itálica.

 

Os territórios que formavam tal conjunto eram distribuídos da seguinte forma:

 

  • Grécia Asiática – Formada pelas cidades-Estados localizadas na costa da Ásia Menor.
  • Grécia Insular – Abrangia diversas ilhas que se espalhavam pelos mares Egeu e Jônico.
  • Grécia Continental – Ocupava a porção Sul da Península Balcânica, contendo em si as Penínsulas da Ática – onde se localizava Atenas – e do Peloponeso – abrangendo Esparta.
  • Magna Grécia – Formada pelas colônias gregas fundadas no Sul da Península Itálica.

 

Embora a Grécia Antiga não apresentasse unidade político-territorial, a denominação de gregos era atribuída a todos os habitantes de tais territórios, devido a seus aspectos linguísticos, religiosos e culturais serem semelhantes.

 

 

Geografia na Roma Antiga

 

Início Roma Antiga

A região da Roma Antiga, em seu início, era localizada na Península Itálica no continente europeu. O seu território tinha o clima quente, com terras férteis, que favorecia a prática da agricultura. Segundo historiadores, a fundação de Roma se deu pela mistura de 3 povos que ocuparam tal região, foram os etruscos, gregos e italiotas.

 

Alguns períodos Roma Antiga

O período monárquico (753-509 a.C) foi a época em que Roma se iniciava como Estado, era, ainda, uma pequena cidade influenciada pelos etruscos.

A partir do período republicano, (509-27 a.C) Roma desenvolveu suas instituições sociais e econômicas, expandindo seu território, tornando-se uma das maiores civilizações do mundo (seu território, em seu auge, abrangeu toda península Itálica, a Gália, Espanha, Portugal, a Britânia, o Norte da África e uma parte da Ásia).

O império romano (27 a.C.-476 d.C) enfrentou inúmeros problemas internos e externos. A suma desses problemas levou a civilização romana à decadência e a dissipação de seu poderoso império.

Sociedade na Grécia Antiga

Intenta-se, doravante, estabelecer um sucinto resumo da organização social helênica que pode ser mapeada em diversos momentos históricos da Antiguidade Clássica. Ignorar-se-ão, possivelmente, certas divisões periódicas tradicional e academicamente concebidas a fim de uma mais precisa sistematização dos dados sócio-políticos que temos dessa tão importante civilização.

A primeira e mais básica estrutura social de que se tem conhecimento desde os tempos pré-homéricos são os genos, que são grupos familiares unidos formados por inúmeras pessoas sob a liderança de um tutor patriarcal. É possível afirmar, com base nessa informação, que essas estruturas lançam as bases para o que se conhece como comunidades gentílicas.

Cada uma dessas unidades constituía um agrupamento econômico, social, político, religioso e cultural da conjuntura social helênica. Esses agrupamentos sobreviviam através de uma economia natural e coletivista. Viviam sob a égide de uma forma de convívio baseada no partilhamento de obtenção e de produção e, portanto, não tinha caráter particular. Nesse sistema, o pater era o líder máximo e detinha as funções militar, jurídica e religiosa. Esse modelo social sobrevive até o final dos tempos homéricos, quando inúmeros fatores relacionados ao crescimento da população e ao aumento do consumo e da demanda produtiva contribuem decisivamente para sua ruína. Os genos reunidos formavam fratrias, que agrupadas chamavam-se tribos, que estavam obtemperadas à autoridade do filobasileu, comandante do exército. A aglutinação tribos originaram o demos, liderado pelo basileu.

Com a crise dessa estrutura social houve uma intensa modificação na formação dos genos. As melhores de terras foram destinadas aos chamados eupátridas o restante dos lotes foram distribuídos entre os georgóis, com isso os thetas foram alienados do aquinhoamento de posses.

Em Atenas, as classes eram, além das já citadas acima, a partir do séc. VIII a.C., os demiurgos, thetas que ingressaram no comércio e escravos que eram prisioneiros de guerra. Pode-se ainda observar, a partir do séc. V a.C., a existência dos metecos, que eram estrangeiros que habitavam na região.

Nos tempos arcaicos Esparta tinha a sua estrutura social dividida entre espartanos, periecos e hilotas. Os espartanos eram os únicos que possuíam a cidadania e os direitos políticos. Os periecos eram homens livres dedicados ao comércio e ao artesanato. Os hilotas eram servos de posse do Estado que trabalhavam na terra dos espartanos e eram mantidos compulsoriamente em sua posição.

Sociedade na Roma Antiga

A estrutura romana no período monárquico era, precipuamente, dividida em patrícios, plebeus, clientes e escravos. Os patrícios eram cidadãos romanos possuidores de lotes de terra e gado. Os plebeus eram homens livres, mas não possuíam direitos políticos e não podiam formar famílias reconhecidas oficialmente. Os clientes eram indivíduos dependentes dos patrícios e se subordinavam econômica, moral e religiosamente a estes. Havia também os escravos, que era a população recrutada entre os derrotados em combates, eles não dispunham de nenhum direito político. Surgem, no período da República, novas classes sociais: a camada senatorial, que eram aristocratas, a classe equestre, que eram mercadores, banqueiros e homens novos, e os proletários, que eram plebeus que possuíam apenas uma considerável prole como posse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com