TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO GREGO ANTIGO

Por:   •  2/12/2015  •  Dissertação  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

O DIREITO GREGO ANTIGO

       

No direito grego a polis inicia no VIII a.C., indo até desaparecer, e no século III a.C. surge os reinos helenísticos.

        O estudo do direito na Grécia antiga maiorias das vezes ruma sentido à Atenas, por a democracia está visivelmente em desenvolvimento e também pó ser uma polis com grande quantidade de informações, desta forma o direito atuava de modo legislador e processo mais amplo. Dessa forma o direito grego não cita apenas Atenas, e dessa forma não a qualifica como exemplo a todas polis.

             Na Grécia antiga houve grandes transformações, destacando a ação da colonização, comercio salientando trocas de mercadorias com outros povos, colonização que chegou ao período helenístico a qual se denominava apokia (residência distante), desta forma houve algumas transformações e inovações como a Hoplitia, que era armamento que quem tinha terras e como pagar, adquiriria sem nenhum problema, retirando da aristocracia a hegemonia do poder militar. Inovação também importante foi o uso da moeda pelos gregos, integrando o comercio e aparecendo uma classe, a plutocracia e em fução disso a aristocracia perde seu poder econômico, embora mantendo o poder político. E por ultimo talvez a principal mudança é o surgimento da escrita, dando origem a codificação de leis, assim o restante da população seria controlada pelas autoridades. Assim com as primeiras leis codificadas no século VII a.C., o direito grego era mais consistente.

            Salientei inicialmente as escrita, porque o direito e ela estão entrelaçados. Podemos dizer que não existiria um sistema jurídico pleno sem a escrita, dessa forma é fácil observar que o direito e a escrita estão ligados, como também todas as tecnologias que de alguma forma auxilia as leis serem divulgadas.

             Obras de destaque em Atenas do século V a.C. foi escrita em dialético ático, depois usado pelos escritores. A Odisséia que conta as aventuras com humanos e deuses, foi escrita em dialético jônico, escrita essa que logo desapareceu, na destruição da civilização micênica.

            Os gregos tinham dificuldades no processo da escrita, dessa forma preferiam falar e ouvir, referente as despesas de material e produção.

            No século IV os oradores, escritores e professores de retórica, diálogos e as idéias de Platão era em forma de discussão. O fato da escrita não ser um produto barato, o grego mais simples escrevia em qualquer lugar ou objeto, posteriormente surgiu o pergaminho e o códex (escrituras dos dois lados em um rolo continuo). A principal revolução do livro.

           A utilização da tecnologia da escrita pelos gregos para escrever as leis e divulgar, é que de alguma forma o povo grego exigiu as leis escritas para a facilidade de definição de justiça pelos juízes, e forma de controle de convicção nos conflitos com o aumento das cidades.

          No século VII a.C., após a “era das trevas”, que como sistema de punição, foram determinadas as leis codificadas e oficiais, antes os assassinatos quem resolvia era os membros da família das vitimas, que fazia justiça com as próprias mãos, nascendo assim disputa com inúmeras mortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com