TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: UM DESAFIO AO SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  19/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.873 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: UM DESAFIO AO SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

2  SERVIÇO SOCIAL,DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Desde sua gênese, o Serviço social no País, por se caracterizar como profissão histórica, passa por processos de adequação e reestruturação, em decorrência de mudanças bruscas de caráter social, político, econômico e cultural. Nesse ponto impediram a consolidação satisfatória dos direitos humanos e da cidadania perante a sociedade civil.

Vivencia-se hoje um desmonte das políticas sociais e dos direitos operado pela política neoliberal progressivo processo de exclusão social desencadeado por ela, prejudicando o tocante a este assunto, torna-se essencial a apresentação de um breve histórico do Serviço Social, para que seja possível entender as bases do desenvolvimento de sua genealogia ate os dias atuais.

2.1 Breve histórico do Serviço Social no Brasil

Com a intensificação da Revolução Industrial, no final do século XIX e inicio do XX,verificou-se na Europa,o agravamento da questão social,em decorrência do aumento gradativo da miséria,da pauperização e da continua exploração dos trabalhadores.

Ressalte-se, por exemplo, o fato de que mulheres e crianças constavam entre a mão de obra mais requisitada, na condição de “trabalhadores dóceis ‘” e de fácil manipulação, o que comprova a desregulamentação das classes trabalhistas de então (HOBSBAWN, 2009). Neste contexto operário, a burguesia buscou apoio em ações estatais em conjunto com a Igreja, objetivando promover atuações filantrópicas que visavam dar respostas a questão social. A partir da aliança entre Estado, igreja e burguesia, verificou-se a institucionalização do Serviço Social (NETTO, 2005).

  No Brasil,as origens do Serviço Social são percebidas na década de 1930,com a emergência da sociedade capitalista urbano-industrial,marcada por conflitos de classes,pela ampliação da classe operaria urbana e pelas lutas sociais desencadeadas em decorrência de forte exploração de trabalhadores,em defesa dos direitos de cidadania,conforme discutem Carvalho e Iamamoto(2006,p.126):

O Serviço Social e requisitado pelas complexas estruturas do Estado e das

Empresas, de modo a promover o controle e a reprodução (material e

ideológica)das classes subalternas,em um momento histórico em que os

conflitos entre as classes sociais se intensificam,gerando diversos ’problemas

sociais’ que tendem a pôr a ordem capitalista em xeque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com