TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL

Projeto de pesquisa: DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇAO

Este trabalho nos levará a refletir o tema "pluralidade cultural" ressaltando uma questão bastante intrigante, por que nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes. Também escolhemos diferentes opções em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade.

Variamos na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Diferentes famílias cada qual com sua origem, sendo os negros, índios, imigrantes, europeus, brancos que se misturam uns com os outros, e desenvolvem uma experiência de interação e transformação na qual cada um aprende com o outro e também ensina.

Nossa pesquisa também mostrará , a importância das escolas trabalhar e saber reconhecer a identidade cultural dos alunos para contribuir com uma prática pedagógica realizadora, que possa oferecer aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos.

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL

Nos dias atuais, é impossível pensar em educação, em vivências pedagógicas, que não estejam atreladas as questões culturais da sociedade. as diversidades das culturas, deixam claro que, elas não estão restritas somente a uns e outros, estão relacionados à sociedade humana como um todo.

A sociedade é formada por grupos indígenas, negros, imigrantes, migrantes, homossexuais, pessoas de classes populares e/ou com baixo nível de escolarização e pessoas com deficiência. Todas essas pessoas formam um grande grupo que não possuem os mesmos acessos a determinados serviços (saúde, educação, lazer dentre, outros) que outro grupo de pessoas de classe social média ou alta e com nível alto de escolaridade possuem. Não é por acaso que os direitos humanos, que são as regras mínimas para sobrevivência, versam pelo respeito ao outro, à diversidade e à diferença.

Nesse sentido percebe-se a desigualdade de oportunidades para todos, apesar dos importantes avanços obtidos em todos os setores do desenvolvimento, persistem no Brasil as desigualdades raciais, étnicas e de gênero. Existem órgãos de proteção e promoção dos direitos humanos, que, no entanto, nem sempre funcionam de forma articulada. Ou seja, a escola deve adotar uma prática educativa que precisa ser vista como uma forma integrativa, abrangendo o conjunto da vida social; a educação como socialização. E como tal, entendemos que temáticas como das diversidade cultural precisam ser praticadas, sentidas, além de teorizadas. As desigualdades sociais precisam ser detectadas, refletidas e distinguidas, permitindo uma avaliação crítica do papel da cultura na articulação entre a comunicação, e a educação e o desenvolvimento cultural de indivíduos grupos e subgrupos no interior da sociedade. Sendo assim,

Direitos Humanos e Pluralidade Cultural Nos dias atuais, é impossível pensar em educação, em vivências pedagógicas, que não estejam atreladas as questões culturais da sociedade. as diversidades das culturas, deixam claro que, elas não estão restritas somente a uns e outros, estão relacionados à sociedade humana como um todo.

A sociedade é formada por grupos indígenas, negros, imigrantes, migrantes, homossexuais, pessoas de classes populares e/ou com baixo nível de escolarização e pessoas com deficiência. Todas essas pessoas formam um grande grupo que não possuem os mesmos acessos a determinados serviços (saúde, educação, lazer dentre, outros) que outro grupo de pessoas de classe social média ou alta e com nível alto de escolaridade possuem. Não é por acaso que os direitos humanos, que são as regras mínimas para sobrevivência, versam pelo respeito ao outro, à diversidade e à diferença.

Nesse sentido percebe-se a desigualdade de oportunidades para todos, apesar dos importantes avanços obtidos em todos os setores do desenvolvimento, persistem no Brasil as desigualdades raciais, étnicas e de gênero. Existem órgãos de proteção e promoção dos direitos humanos, que, no entanto, nem sempre funcionam de forma articulada. Ou seja, a escola deve adotar uma prática educativa que precisa ser vista como uma forma integrativa, abrangendo o conjunto da vida social; a educação como socialização. E como tal, entendemos que temáticas como das diversidade cultural precisam ser praticadas, sentidas, além de teorizadas. As desigualdades sociais precisam ser detectadas, refletidas e distinguidas, permitindo uma avaliação crítica do papel da cultura na articulação entre a comunicação, e a educação e o desenvolvimento cultural de indivíduos grupos e subgrupos no interior da sociedade. Sendo assim, Direitos Humanos e Pluralidade Cultural são mais que temas interligados, são propostas complementares.

O direito de ser criança, ou seja, ter tempo para brincar, ter tempo para o ócio, também não deixa de ser uma das iniciativas essenciais para a existência humana.

Como vimos no vídeo A Invenção da Infância, cada vez mais esses direitos estão sendo suprimidos de nossas crianças.

Na ânsia de prepará-los cada vez melhor para o mundo acabamos inventando uma infância que na verdade distância as crianças da verdadeira essência da infantilidade, fazendo isso estamos ferindo o que é parte essencial de uma fase da construção do ser humano. Muitas vezes o trabalho infantil que é uma condição imposta pelas condições sociais de um país em que os direitos humanos ainda são usurpados mostra como a condição de ser criança ainda esta longe de ser vista com a devida importância pela sociedade e pelo estado.

Esse desrespeito com o que é ser criança também não deixa de ser um desrespeito as diferenças culturais, pois respeitar o ser humano como criança não o dotando de deveres e iniciativas diversas de sua faixa etária também é desrespeitar as diferença culturais, pois como se pode ver no vídeo fica cada vez mais claro que a infância é também uma realidade cultural construída.

REFLEXAO INDIVIDUAL

Situações cotidianas da prática escolar

1º Vamos conhecer agora um caso de descriminação por gênero, em uma escola do Ensino Fundamental I.

Tudo começou no início do ano letivo, onde a escola oferecia balé para as meninas, e futebol para os meninos. Nossa personagem que aqui chamaremos de Maria, comentou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com