TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO SOBRE O ABORTO NO BRASIL

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Quadro Resumo

Disciplina

Ciência Política

Curso

Direito

Período 

Turma

08

Professor

Margarete Alves Zunzarem

Valor  

   créditos

Aluno(a)

Nota

1Tema

Reflexões sobre o aborto

RESUMO

Falar de aborto é um motivo de muita discussão. No Brasil o aborto é considerado crime, mas, existem várias clínicas clandestinas que a praticam. Já em países da União Européia o aborto é legalizado, desde que o prazo de intervenção seja feita até o prazo determinado que varie de 10 a 12 semanas.

2 Palavra-chave

Aborto. Direito. Liberdade. Conflito.

3 Pontos significativos ( no próprio texto)

_Considera-se abortamento o ato de interromper a gravidez antes de o bebê atingir a capacidade de viver fora do corpo da mãe.

_Afinal, tem a mulher o direito de abortar um filho indesejado?

_No Brasil, a legislação penal em vigor não pune o aborto... em dois casos...se a gravidez é resultante de estupro e na hipótese de risco de morte para a gestante.

_Em Portugal, a interrupção da gravidez é permitida desde 2007.

_Na França... são realizados cerca de 220 mil IVG.

_ ...83% das mulheres francesas se mostraram favoráveis ao aborto apenas 7% se manifestaram de que a IVG não deveria ser autorizada em caso algum.

_A lei espanhola, todavia, impõe como requisitos para a IVG que o procedimento seja realizado por um médico, ou sob sua direção... mediante consentimento por escrito da gestante ou do seu representante legal.

_Nada obstante, é preciso ter em mente que a sexualidade não pode ser um tabu a impedir a discussão do tema pela sociedade, com destaque para aspectos relacionados à prevenção.

4 Comentário Crítico

O aborto deveria sim ser considerado um crime,exceto nos casos de estupro e quando essa gravidez possa trazer risco a gestante ou ao feto. No Brasil já é considerado crime, nos casos citados acima, mas muitas clínicas clandestinas o praticam, devido a falta de fiscalização. Nos países europeus a IVG é permitida o que acho um absurdo. Como a vida sexual é iniciada mais cedo a prevenção contraceptiva deveria ser mais indicada para que não se chegue ao ponto de ter que realizar o aborto.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (594.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com