TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOS CRIMES FUNCIONAIS

Por:   •  28/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE DIREITO, ECONOMIA E CONTABILIDADE

CURSO DE DIREITO BACHARELADO

IZAAC COSTA MATOS

DOS CRIMES FUNCIONAIS

São Luís

2016

IZAAC COSTA MATOS

DOS CRIMES FUNCIONAIS

Pesquisa apresentada à disciplina Direito Processual Civil II, do curso de graduação em Direito Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como requisito para obtenção de parte da nota.  

Prof.: Thiago Alisson.

São Luís

2016

Dos Crimes Funcionais

São aqueles crimes praticados por funcionários públicos, contra a administração pública. O Código Penal brasileira arrola os crimes funcionais em seu conteúdo, mas há também leis extravagantes que dispõe sobre tais crimes, episodicamente, como a lei 8.137/90 (crimes contra a ordem tributária).

1. Peculato (artigo 312)

É um crime simples, próprio (pois somente pode ser praticado por funcionário público, em princípio qualquer que seja o funcionário público), material, de dano, de forma livre, comissivo ou omissivo, instantâneo, plurissubsistente. O nome peculato não está, intrinsecamente, vinculado à condição do funcionário público no que diz respeito a conduta criminosa. Como dispõe Magalhaes Drummond:

“Hoje é essencial no peculato a qualidade de funcionário público no agente. Assim não foi sempre. Tempo houve – e longo – no qual, para caracterização penal do peculato, se atendia precipuamente à condição da coisa. Nisso, aliás, está a explicação da origem do nomen criminis. Peculato, de peculatus, como pecunia, peculius, tudo se filiando etimologicamente a pecus, rebanho, gado, coisa então de suma importância, porque servia como instrumento de avaliação e troca de utilidades “ 

Previsto no artigo 312, é elencado 4 (quatro) espécies de peculato: Peculato apropriação (caput, em sua 1ª parte), Peculato desvio (caput, em sua parte final), Peculato furto (§ 1°) e Peculato culposo (§ 2°).  Há também uma subdivisão em peculato próprio (onde a ação material do agente consiste na apropriação ou desvio de valor, dinheiro ou bem móvel, particular ou público, do qual tem posse em razão do cargo que exerce) e impróprio (aqui, o servidor público não tem a posse, porém, valendo-se da facilidade da condição de funcionário lhe concede, subtrai coisa do ente público ou particular, que se encontra sob custódia da administração)

Tutela-se a regularidade da prestação do serviço público, bem como a probidade e a moralidade. Resguarda-se a administração pública, em sua preservação do erário. Entretanto, se o bem móvel particular não estiver sob a guarda ou custódia do Estado e o funcionário público dela se apropriar, desviá-la ou subtraí-la, a ele será imputado o crime de furto ou apropriação indébita, e não o crime de peculato. O objeto material será o dinheiro, valor ou bem móvel, sendo este público ou particular. Logo, o pressuposto material do crime de peculato é a posse da coisa pela administração pública, em se faça necessária a posse licita da coisa, em razão do cargo.

1.1 Espécies de Peculato:

a) Peculato doloso – próprio – peculato apropriação e peculato desvio:

Nas modalidades elencadas no art. 312, caput, do Código Penal, o peculato, em sua essência, nada mais é do que a apropriação indébita cometida por funcionário público como decorrência do abuso do cargo ou infidelidade a este.

O núcleo do tipo no peculato apropriação é “apropriar-se” (o agente se comporta como se fosse dono da coisa, do objeto material), e no peculato desvio é “desviar” (aqui, o agente confere caminho diverso à coisa, dá uma destinação diversa da qual foi prevista).

b) Peculato furto ou peculato improprio: O Código Penal, no § 1.º do seu art. 312, apresenta uma modalidade de peculato que se distancia da similitude com a apropriação indébita. O crime se assemelha ao furto, razão pela qual é chamado de peculato furto ou peculato impróprio. Trata-se novamente de crime funcional impróprio: ausente a condição de funcionário público, desaparece o peculato, mas subsiste intacto o delito de furto. Os núcleos do tipo são: “subtrair” e “concorrer para a subtração”.

Em síntese, somente existe peculato quando um dos responsáveis pelo delito é funcionário público. Contudo, presente uma pessoa dotada desta especial condição, será perfeitamente possível o concurso de pessoas, em qualquer das suas modalidades (coautoria ou participação). Em sintonia com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ):

“O peculato é crime próprio, no tocante ao sujeito ativo; indispensável a qualificação – funcionário público. Admissível, contudo, o concurso de pessoas, inclusive quanto ao estranho ao serviço público.

Não se comunicam as circunstâncias e condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime (CP, art. 30) “

A pena do peculato doloso, em suas diversas vertentes, é de reclusão, de dois a doze anos, e multa. Cuida-se, portanto, de crime de elevado potencial ofensivo, incompatível com qualquer dos benefícios instituídos pela Lei 9.099/1995.

c) Peculato culposo (artigo 312, § 2.º) :O peculato culposo nada mais é do que o concurso não intencional pelo funcionário público, realizado por ação ou omissão – mediante imprudência, negligência ou desídia – para a apropriação, desvio ou subtração de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel pertencente ao Estado ou sob sua guarda, por uma terceira pessoa, que pode ser funcionário público ou particular. É imprescindível que ocorra a prática de um crime doloso por 3ª pessoa, ao tirar vantagem da facilidade oferecida de maneira culposa pelo funcionário público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (488.3 Kb)   docx (926.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com