TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Das Sombras à Sétima Arte

Por:   •  24/7/2017  •  Abstract  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2


    Das sombras à sétima arte


         É incontestável a tremenda evolução do cinema mundial ao longo dos anos. A busca e a criação desenfreada da ciência na tecnologiacontribuíram para que o cinema se desenvolvesse e inovasse cada vez mais, trazendocom o passar dos anos cores, sons, roteiros inovadores, efeitos especiais e muitos outros atrativos que o tornaram tão atraente.
        As influências para a criação do cinema encontram-se mais de sete mil anos atrás, quando os chineses projetavam sombras de figuras nas paredes e as manipulavam de maneira que reproduzissem movimentos. Milhares de anos depois, os irmãos Lumière, no final do século XIX, inventaram o então chamado e revolucionário: cinema. Os primeiros gêneros de filmes produzidos foram os curtos documentários e ficções, passando, só alguns anos depois, a se filmar teatros com atores renomados do início do século XX. Foi só então, com a entrada no século XX, que os gêneros cômico e policial, passaram a integrar o conjunto de gêneros do cinema mundial. Até aquele momento os filmes eram reproduzidos em preto e branco e também eram mudos. Na década de 30, o advento do som nos Estados Unidos revoluciona o cenário cinematográfico mundial e abre espaço para novos gêneros, sendo o musical o de maior destaque na época. Só nos anos 50 as cores adentraram-se ao mundo da sétima arte.
        Dos anos 80 até os dias atuais, o cinema mundial, já dono de variados artifícios como as cores e o som, focou em qualificar e inovar cada dia mais o uso e a reprodução desses meios. Os anos 80 ficaram marcados pelo uso exacerbado da violência nas produções
hollywoodianas. Nos anos 90, o pop e o clássico juntam-se e acrescentam o drama às suas produções, atraindo públicos diversificados, o que acaba intensificando a mistura de gêneros e a maior liberdade para criação. Como exemplo desta “miscigenação” de gêneros se tem o premiadíssimo PulpFiction (1994), do renomado diretor Quentin Tarantino, que usufruiu do suspense, do drama, da comédia e de muitos outros estilos. E por fim, dos anos 2000 até agora, o cinema fez intenso uso das tecnologias, as quais trouxeram uma chuva de efeitos especiais puramente realísticos e convincentes, como Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei (2003), que foi premiado com nada menos do que onze óscares. Não se pode esquecer do “renascimento” da tecnologia 3D, que após várias tentativas falhas de se tornar integrante da sétima arte, ressurgiu com todas as forças e pelas mãos de James Cameron popularizou-se eminentemente.
        Atualmente o cinema é escolha certa em momentos de lazer e parte integrante no enriquecimento da cultura mundial. Dessa forma é irrefutável a evolução do cinema, descartando-se qualquer possibilidade de decadência ou imobilidade da sétima arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com