TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debate a Favor de Cotas Raciais

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Cotas Raciais – Motivos Contra

A lógica das Cotas Raciais

O principal objetivo das cotas é fazer com que as pessoas que não fazem parte da hegemonia da sociedade passem a fazer mais parte dela, muito relacionada a negros e índios, e para fazer essa compensação usam as cotas raciais

Fatos

As cotas não cumprem uma compensação histórica, por que torna a situação nonsense, por exemplo, tentando compensar a situação que um negro tem atualmente com a situação sofrida de seus antepassados.

Falhas no Sistema

A primeira falha que se encontra no sistema é que não existe a raça humana, e sim a espécie, que dentro dessa espécie existem vários humanos diferentes que não podem ser catalogados em raças pré definidas, isso graças a questão social, que por exemplo uma pessoa que no sul é considerada negra, pode ser considerada branca no nordeste.

A segunda falha é que negro não possui uma classificação exata, por que pode ser considerado negro qualquer um que tenha descendência à um negro, ou seja, você pode ter um antepassado muito antigo que era negro, que você pode se auto classificar negro, mesmo sendo um branco

 As cotas em universidades não tratam a causa, não resolvem a situação e servem apenas como joguete político para mandar a sujeira pra debaixo do tapete. O que também é comum de se ouvir é que, principalmente no que se trata do ingresso na universidade, a disputa deveria ser baseada única e exclusivamente no desempenho do candidato; que deve entrar o mais preparado e que, esses sim, tenderão a ser os melhores profissionais no futuro.

Questões

Digamos que exista uma família de brancos ricos, e outra família de negros pobres, e em cada geração das duas famílias elas continuem do mesmo jeito, o branco continue rico, e o negro continue pobre, mas em uma geração específica, o branco que costumava ser rico, por algum motivo se torna pobre, e o negro, que costumava ser pobre, se torna rico, os filhos de cada um, agora do branco pobre, e do negro rico, vão então para a universidade, é justo o filho de um negro rico ser privilegiado pelas cotas, e o filho de um branco pobre ser prejudicado pelas cotas raciais?

O Quinto Artigo da Constituição Federal Brasileira diz que somos todos iguais, sem distinção de qualquer natureza. Desta forma a reserva de cotas somente confirmaria a segregação social e racial existente do país. Logo o uso de cotas raciais seria um tipo de preconceito?

 

As cotas são falhas entre si, já que o que as cotas fazem é apenas beneficiar os negros ricos que já existem. Negros estudantes de escolas particulares vão ter uma imensa vantagem sobre negros pobres. Logo, essas cotas raciais serão preenchidas por alunos que não precisam de cotas. Como resolver este problema com o uso de cotas raciais?

As cotas não conseguem cumprir sua idéia que é fazer uma espécie de reparação histórica, então por que mantê-las?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com