TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debate legalização da Maconha

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje mais de 1,5 milhões de brasileiros utilizam cannabis, seu uso recreativo sendo maioria. Socialmente é evidenciado um credo das drogas “boas” e ruins”, tendo uma linha que delimita estes pontos extremos, a legislação. Inicialmente para falarmos da maconha nos reportaremos aos fatores históricos e sociais da planta  no decorrer dos séculos.

Até meados do século, a planta era a maior cultura do mundo, sendo a mais importante matéria-prima vegetal não alimentar. Seu uso era amplo, desde chás e cachimbos à tecidos, cordas e materiais manufaturados.

Pioneiro na proibição da maconha, o Brasil traz até os dias atuais o debate sobre a descriminalização e reintegração do cultivo da substancia. CONSTITUÍDO crime, a política anti cannabis foi instituída em 1830 pelo Império Português. Fazendo parte do rol de preconceitos sócio-raciais a erva era proibida por ser “costume dos pretos”, motivo principal da sua proibição junto a outras várias práticas culturais (A delegacia especial de drogas instituída pelo governo imperialista, autuava o uso da droga, assim como a prática do candomblé, capoeira e samba).

        O desincentivo ao uso através da criminalização do uso e venda da droga vêem ao longo dos ultimos anos saturando o sistema peritenciário brasileiro, mesmo com a alteração da lei de drogas em 2006 que buscava propor medidas sócio-educativas aos considerados “usuários”. Porém tal objetivo não foi alcançado,  a lei não é clara e sujeita a muitos subjetivismos ao  tentar separar traficante de usuário. Estima-se, segundo o Instituto Souza Paz, que 67% dos presos por tráfico de tinham tinham menos de 100 gramas da droga. Os dados são ainda mais alarmantes, apenas 11% dos presos são homicidas, enquanto 25% são  micro-traficante. Tem-se superlotado presídos, com milhares de jovens expostos ao precário sistema peritenciário brasileiro, indagando a intenção positiva na proibição da substancia.

         A sociedade esbarra em uma utopia da porta de entrada para outras drogas, fato inegável, porém justamente ocasionado pela proibição. A utilização da substancia vêem crescendo e manter a droga gerando recursos ao narcotráfico é a pior maneira de combater o tráficos de reais substancias nocivas. Seria um “tiro no pé” do narcotráfico, a legalização e regulamentação do cultivo, logística e venda da erva.

Países desenvolvidos como Holanda e estados Unidos, percebem a svantagens da legalização da substancia, tendo eviciado-se um grande desistímulo a utilziação de reais drogas nocivas a saúde e bem estar social;

Hoje no mundo mais de 25 milhões de pessoas utilizam e as mortes geradas por elas nunca foram documentadas, já mortes geradas por sua proibição elevem as estatísticas  todos os dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com