TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração de Direitos Humanos

Projeto de pesquisa: Declaração de Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Introdução 03

Declaração dos direitos humanos..............................................................................04

Características e diferenças 04

O tipo de solidariedade na obra de Emile Durkheim 06

Semelhanças entre os documentos e o tipo de solidariedade social.........................07

Revolução Francesa e Americana..............................................................................07

Declarações dos Estados Unidos e da França 08

Debates sobre as questões 11

Textos dissertativo e argumentativo 11

Os direitos humanos 12

Reflexão das imagens 13

Conclusão 14

Referências Bibliográficas 15

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o cenário politico econômico e social e como se deu a criação da Declaração da Virgínia e a Declaração dos Direitos Humanos, e a importância desses dois documentos que surgiram em épocas distintas, mas visando o mesmo objetivo, que era proteger e fazer valer o direito à vida e à igualdade de direito.

1. Declaração dos direitos humanos

1.1 Características e diferenças.

Ao compararmos a Declaração dos Direitos Humanos que foi que foi proclamada e declarada em 1948, com a Declaração dos Direitos da Virgínia de 1776, nos damos conta do que esse intervalo de 172 anos entre uma e outra demonstra o quanto as necessidades das Nações foram com passar dos anos tomando dimensões cada vez maiores.

E ficamos admirados de nos darmos conta de que apesar de ter sido formulada quase duzentos anos antes a Declaração da Virgínia já se preocupava em proteger pelo a sua população contra os efeitos das Guerras, mesma preocupação mais de uma maneira mais abrangente que fez com que a ONU em 1948 tomasse as devidas medidas necessárias para pelo menos tentar conter as atrocidades que ocorriam em quase todo canto o mundo, procurando dentro do que era possível se preservar o direito á vida e ao cumprimento dos direitos de todo ser humano.

Declaração dos Direitos Humanos tem uma dimensão muito maior, diferentemente da Declaração da Virgínia que foi feita levando-se em conta apenas o seu território, a primeira abrange as Nações em geral, pois leva em conta que as questões que foram tratadas são comuns a maioria das nações.

Na declaração da Virgínia podemos ver que o povo está à frente do comando de tudo, de uma maneira direta ao ponto de intervir a qualquer momento nas decisões tomadas por aqueles que eles próprios elegeram, de livre escolha para serem seus representantes junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário do Estado, eles foi formulada de acordo com as necessidades e a realidade da época, do povo de Virgínia.

Os direitos humanos são um produto histórico social que resultam da própria evolução da sociedade humana. Todo ser humano busca a realização de suas aspirações, busca a sua verdade e cada cultura é uma expressão de cada ser humano com o mundo exterior. Os direitos humanos estão acima de qualquer poder existente, seja do Estado, seja dos governantes. É dever de o Estado proteger esses direitos. Em caso de violação, os responsáveis devem ser punidos sempre.

Durante toda a história da sociedade humana, tentou-se elaborar códigos de ética para garantir a proteção aos indivíduos. Até o século XVII, temos como exemplo, o Código de Hamurabi (primeiro código escrito de leis que se tem notícia) que defendia basicamente a vida e o direito de propriedade; o Princípio de Talião (“olho por olho, dente por dente”); a Magna Carta (Inglaterra- 1215); Declaração de Direitos (Inglaterra – 1689), ainda hoje um dos mais importantes textos constitucionais do Reino Unido, entre outros.

A primeira declaração dos direitos humanos da época moderna é a Declaração dos Direitos da Virgínia de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason. Essa Declaração proclamou o direito à vida, à liberdade e à propriedade. O princípio da legalidade, a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa foram ali também expressos. Possui dezoito artigos, cuja redação abrange direitos natos da pessoa, soberania popular (todo poder emana do povo), igualdade perante a lei, sem distinção de classes sociais religião, raça ou sexo; igualdade de condição política de todo o cidadão; somente os cidadãos que demonstrem a sua condição de proprietário é que são legitimados a votar; direito e proteção à liberdade de imprensa e instituição do tribunal do júri.

No mesmo ano, surge a Declaração de Independência dos Estados Unidos, onde se limita o poder estatal e se valoriza a liberdade individual. Esta Declaração influenciou, sobremaneira, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França-1789).

Tanto a Declaração de Direitos da Virgínia, como a Declaração de Independência Americana estão fundamentadas nos direitos naturais do homem (direitos inalienáveis).

O processo de internacionalização dos direitos humanos ganha força após a Segunda Guerra Mundial.

As Declarações promulgadas anteriormente, embora garantissem liberdade de culto, de imprensa, de palavra e de reuniões pacíficas, ainda promoviam a distinção entre os seres humanos, já que ainda existia escravidão. Com a Revolução Francesa (1789), “os direitos baseados nos princípios da liberdade e da igualdade foram declarados universais”, entretanto, esses direitos, expressos na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, não se estendiam às mulheres.

1.2 O Tipo de solidariedade na Obra de Emile Durkheim

O sociólogo Emile Durkheim, (1858/1917), as leis só podem penetrar nos fatos sociais a duras penas. Para ele, podem ser constatadas duas formas de solidariedade social: a solidariedade mecânica a solidariedade mecânica é identificada dentro da sociedade da Virgínia, pelo menos em 1776, pois vemos através da declaração que existia uma integração total entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com