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Democracia valiosa no Brasil

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Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

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1) Valorização da democracia no Brasil vem como uma necessidade ao longo do tempo dando a garantia de direitos e o exercício de cidadania que se vinculam ao processo de participação popular, bem como à validação dos princípios democráticos. Associa-se a isso a necessidade de a prática dos movimentos sociais se configurarem como ações políticas.Movimentos e lideranças sociais buscam formas para estreitar e intensificar o diálogo com o poder público com o intuito de acompanhar a forma democrática de governar.Cabe ressaltar que o exercício dessa ação política permite a formação e o fortalecimento de sujeitos sociais, ou seja, de cidadãos-sujeitos que se preparam e se apropriam de um conjunto de conhecimentos, de discurso técnico e reforçam o processo e a realização da participação popular, ao mesmo tempo que esbarram constantemente no movimento contraditório das bases constituintes da sociedade brasileira.Enfim, as concepções e os argumentos trabalhados neste artigo reforçam a necessidade da inversão de direção no processo de consolidação e efetivação dos princípios democráticos na sociedade brasileira a fim de constituir e afirmar os espaços públicos de participação popular, bem como o direcionamento da sociedade brasileira na perspectiva do bem comum.

2) Foi exatamente às crises sociais e as transformações econômicas e politicas que marcaram o inicio da modernidade. o saber, o conhecimento faz parte juntamente com o trabalho da revolução do ser humano. desenvolve idéias , crenças, valores novos conhecimentos e experiências. a sociologia , como ciência da "crise" é fruto da revolução industrial, forma de conhecer, pensar, natureza e sociedade.

3) Sobre as forças populares é importante compreender, portanto, que o individuo se instala, como ele se vê e se sente é uma dimensão que compõe o ser social; ela se faz presente (se expressa) com maior ou menor ênfase nas diversas ações humanas, conforme as condições externas e internas possíveis.Se, como vimos até aqui, o ser social na sua singularidade é uma totalidade, dotado das dimensões objetiva e subjetiva, cabe registrar que ele vivencia isto nas várias esferas de sua existência, como, por exemplo, no trabalho, na cultura, na vida familiar, na religião, no lazer, na vida política, nas relações de amizade etc. Também aqui ele pode privilegiar uma destas esferas ou desenvolver-se mais em uma delas, de acordo com suas necessidades, opções ou oportunidades. Quem de nós não conhece pessoas que se dedicam ardorosamente ao trabalho, ou à militância política, deixando em “segundo plano” a família, quiçá o próprio descanso?Embora sendo uma condição inerente ao gênero humano, vivenciar de maneira mais rica, mais equilibrada ou mais inteira estas dimensões (objetiva e subjetiva) e as próprias esferas da existência, constitui-se, a nosso ver, uma exigência e um direito para todos os homens, mesmo para aqueles que ainda não têm supridas suas necessidades materiais básicas, representando esses grande parte do contingente que atendemos em nossos espaços profissionais.

1) A Educação não é somente para ler e escrever e sim para formar pensadores e modificar as condições da população, é o princípio de todo um processo de formação cultural e social para um cidadão, para que esse conhecimento seja absorvido é necessário que o alunado

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