TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Saúde Pública PROCON

Seminário: Departamento de Saúde Pública PROCON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

A Faculdade CESMAC do Sertão realizou a III Ação Itinerante, em Palmeira dos Índios. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, PROCON, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros, ofereceu serviços à comunidade palmeirense, nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, na Praça da Independência. Onde várias tendas e centenas de Bacharelandos dos cursos de Direito, Enfermagem e Administração, atenderam o dia inteiro, com dedicação e esforço.

O Curso de Enfermagem, por exemplo, levou muita informação, sobre prevenção e tratamento, além de vários exames que ali eram feitos. Teve espaço também, o Programa Saúde da Mulher, onde várias ações são desenvolvidas. Segundo a Estudante de Enfermagem, do 7º Período, BÁRBARA COSTA: “O programa de saúde da mulher, não visa apenas acompanhar as mesmas durante a gestação; serve como prevenção e promoção de saúde, em forma de reduzir o número de vulnerabilidade social, pois hoje em dia as mulheres têm conquistado muitas coisas e vemos que a maioria delas tem que conciliar trabalho, estudo, casa e família. Muitas com crianças pequenas, gerando uma sobrecarga e tornando-as mais propensas a doenças. Alguns temas abordados são: Nutrição, aleitamento materno, auto exame das mamas, doenças no colo do útero, problemas ginecológicos, gestação (pré-natal), sexualidade da mulher, auto cuidado entre outros.”

Digna de menção, também, foi a DOAÇÃO DE SANGUE. O HEMOAR – Hemocentro Regional de Arapiraca – disponibilizou uma unidade móvel para a coleta de Sangue. Onde dezenas de doadores puderam dar, naquilo que podemos chamar de “doar um pouco da própria vida”. Sim, doar para salvar, uma vez que uma única bolsa de 400ml de sangue, pode salvar, pelo menos a vida de quatro pessoas.

O Curso de Administração, levou exemplos de empreendedorismo e padrão de qualidade, bem como ideias inovadoras e assessoramento ao público. Palestras foram dadas e muitas escolas levaram seus alunos para a Ação Itinerante, a fim de adquirirem mais informação. O curso de Direito, junto com várias instituições Jurídicas, prestou ao público, serviços como: Conciliação, Petição, Atendimento ao PROCON, a CONSCIENTIZAÇÃO E A LUTA CONTRA COMPRA DE VOTOS. ALÉM DE PROPORCIONAR – AOS QUE VOTARÃO PELA PRIMEIRA VEZ – UM NOVO OLHAR E A IMPORTÂNCIA DESSE EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO. As principais escolas de Ensino Médio – públicas e privadas – receberam a visita dos estudantes em Direito do 3º Período, com palestras sobre o VOTO LIVRE E CONSCIENTE.

Mais uma vez, a Ação Itinerante, provou ser de grande valia para Palmeira dos Índios. Vale ressaltar, também, que tal tarefa é única no Estado de Alagoas; uma vez que – em se falando de uma instituição privada – poucos exemplos há, no país inteiro, de uma AÇÃO com tamanha força e enorme contribuição à população local. E, nesta terceira realização, pudemos perceber o quanto o projeto cresceu, ganhou corpo e se espalhou sobremaneira. Das 9:00hs da manhã as 21:00hs, noite adentro, a Faculdade CESMAC do Sertão, ratificou, mais uma vez, a força do voluntariado. Está de parabéns. Contudo, vale lembrar que houve alguns problemas de ACESSIBILIDADE, pois nem todas as tendas podiam receber CADEIRANTES, por exemplo. Problema este, que esperamos estar sanado, na próxima edição da já tão esperada IV AÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com