TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Descrição das definições de globalização

O fenômeno da globalização teve seu início aproximadamente no século XV com a Revolução Industrial, onde foi um momento muito favorável para as indústrias, permitindo assim grandes avanços e conquistas econômicas.

Esse termo globalização é uma junção de transformações no fator político, econômico e cultural.

A globalização abrange à todos, países ricos e pobres sem distinção. Com isso todos tem o acesso a informação, de forma rápida, através da internet, um sistema global de redes de computadores ligados internacionalmente, que veio com mais acessibilidade, com a chegada da globalização. Facilitando a vida dos empresários, como também o das pessoas no seu cotidiano.

Para todos os efeitos, a globalização não tem somente o lado positivo, também tem a desvantagem por conta do desemprego, devido à falta de capacitação para acompanhar a globalização, por causa da tecnologia. Com a chegada desse fenômeno muitos empregados foram despedidos devido a essa falta de capacitação, como também muitas funções foram trocadas a mão de obra pelas maquinas. As grandes empresas acabam usando essas novas tecnologias no lugar dessas mãos de obra.

No campo político essas evoluções proporcionou a união entre os países, para o desenvolvimento. Nessa relação política, com trabalhos para avanços consistentes e duradouros, fortalecendo grandes ligações políticas e econômicas. Exemplo: Mercosul e BRICS.

Além da economia e da política, a globalização também teve relação com a cultura. Com essa tecnologia, as sociedades obtiveram grandes mudanças, facilitando a comunicação entre os países, as trocas de experiências, culturas e costumes. Permite-se assim esse convívio e aprendizagem “indireto”. Promovendo essas trocas de experiências e costumes, muita das vezes adotando diversas culturas, dirigindo-se a pluralidade cultural, numa mesma sociedade.

Com todos esses conceitos e exemplos, vemos que esse fenômeno é constante, que sempre necessita de atualização, pois vivemos num mundo amplo, onde precisa dessa renovação e sempre de novas descobertas.

Definição de outsourcing

Esse fenômeno outsourcing é uma terceirização uma estratégia que influencia nos negócios. Tendo esses serviços profissionalizados cada área determinada cuidará daquele serviço especifico.

Seus efeitos para as empresas são de competitividade, com maior velocidade, conquistar a flexibilidade necessária para o crescimento, gerando valor para a clientela. Com controle financeiro, diminuindo os riscos e aumentando seus lucros.

É uma parceria que tende ampliar a produção das empresas e seus mercados de consumo, alinhando os resultados de acordo com os contratos.

Para os trabalhadores é uma excelente oportunidade, podendo assim mostrar seus talentos profissionalizados, criando e ampliando seus conhecimentos idealizando seus objetivos. Contribuindo também para as empresas que aperfeiçoam suas metas, aumentando seus lucros e criando pontes de acesso para o crescimento internacional.

Como exemplos de empresas que utilizam esse serviços: Grupo FIAT, FORD, Coca Cola, Motorola, Nestlé, Volkswagen, Toyota.

Estudo de caso

A PETROBRÁS é uma multinacional brasileira, onde se utiliza muito da terceirização e teve muito desempenho por conta da globalização, ampliando sua ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com