TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Administrativo

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

FASP - FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

FLÁVIA ESTHEFANIA DUARTE DA SILVA

 

SERVIÇOS PÚBLICOS: AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES E AGÊNCIAS EXECUTIVAS.

CAJAZEIRAS-PB.

2014

FLÁVIA ESTHEFANIA DUARTE DA SILVA

 

SERVIÇOS PÚBLICOS: AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES E AGÊNCIAS EXECUTIVAS.

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Direito pela FASP – Faculdade São Francisco da Paraíba, como material do 3º estágio da avaliação da disciplina de Direito Administrativo II, ministrado pelo Prof.° Neuribertsom Leite, no período 2014.2.

FASP

CAJAZEIRAS-PB.

2014

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade conceituar, diferenciar, caracterizar e exemplificar as autarquias, fundações públicas e agências executivas, onde as duas primeiras são definidas como pessoas jurídicas, ou seja, são dotadas de personalidade jurídica, sendo a autarquia de direito público e as fundações de direito público e privado, onde existem controvérsias na doutrina e jurisprudência a respeito e a última foi criada para melhor desempenho e eficiência das anteriores, sendo que não é considerada uma pessoa jurídica da administração como as outras.

Tendo como objetivo a análise legal de cada uma, ou seja, sua tipificação legal, procurando elencar os dispositivos que as mencionam e analisar o que as assemelha e diferencia como também aludir divergências doutrinárias existentes a respeito.

2. AUTARQUIAS

As autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno e estão previstas no artigo 41, inciso IV do Código Civil de 2002. Elas são criadas através de leis específicas e pertencem a Administração Pública Indireta, onde realizam serviço estatal descentralizado determinado, ou seja, exercem atividades típicas da Administração Pública.

Alguns doutrinadores entendem que a primeira autarquia teria sido a Caixa Econômica, em meados do ano de 1861, mas existem muitas controvérsias em relação a sua natureza jurídica. As primeiras autarquias começaram a aparecer no âmbito da previdência social, com a criação do Instituto de Aposentadoria e Pensões, no ano de 1923.

Sobre as autarquias existentes no Brasil alude Alexandre Mazza:

Algumas das autarquias mais importantes do Brasil são: Instituto Nacional do seguro Social - INSS, Banco Central - Bacen, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e todas as universidades públicas, como a USP e a UFRJ. (Alexandre Mazza, 2013, p. 132).

O conceito legal e atual de autarquia encontra-se previsto no artigo 5°, I, do Decreto-lei n° 200/67: “serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.”

As suas principais características são que: devem ser criadas e extintas por lei específica; tem personalidade de direito público; capacidade de autogoverno e autoadministração; autonomia orçamentária, patrimonial e gerencial; não exercem atividade econômica; são isentas de impostos; tem bens públicos; praticam atos administrativos; celebram contratos administrativos; tem regime de contratação estatutário; possuem as prerrogativas especiais da Fazenda Pública; tem responsabilidade objetiva e direta; os seus fins ou atividades são especializados; são sujeitas a controle ou tutela.

Acerca do tema aduz a ilustre doutrinadora Sylvia Zanella Di Pietro:

[...] Pode-se conceituar a autarquia como a pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. (Di Pietro, 2013, p. 490.)

Se tratando de autarquia perante os particulares, a mesma exerce a atividade como se fosse a própria Administração pública, tendo as mesmas prerrogativas e funções que tem perante o poder público, sendo que tem que desempenhar o seu serviço de acordo com os limites previstos em lei.

Em relação a sua classificação elas podem ser subdivididas em: econômicas; de crédito; industriais; de previdência e assistência; culturais ou de ensino; administrativas ou de serviço; especiais (especiais sticto sensu e agências reguladoras). Quanto a sua capacidade administrativa em: geográficas ou territoriais; de serviço ou institucional, já quanto a sua estrutura: fundacionais; e corporativas ou associativas.

3. FUNDAÇÕES PÚBLICAS

De todas as entidades da Administração Pública Indireta, as Fundações é a que mais tem divergências doutrinárias quanto a sua natureza jurídica, onde alguns entendem que é dotada de personalidade jurídica de direito privado e outros de público. Depois da Constituição da República de 1988, a maioria entende que são pessoas jurídicas de direito público.

Elas assim como as autarquias também precisam ser criadas por leis específicas e segundo a maioria dos doutrinados são espécies de autarquias, onde as duas têm as mesmas características jurídicas.

 Tem finalidade pública diante das suas funções, pois servem a certos fins de religião, benefício, ciência ou arte, etc. Esses fins não são para elas próprias, mas sim, adquirem direitos e exercem em benefício de outras pessoas sem distinção. São patrimônios estatais administrados, onde o seu fim principal é administrá-los em função de terceiros. Temos como exemplo de Fundações no Brasil: Funai, Funasa, IBGE, Funarte e Fundação Biblioteca Nacional.

Em relação à Fundação de Direito Público Di Pietro entende que:  

[...] Pode-se definir a fundação instituída pelo poder público como o patrimônio, total ou parcialmente público, dotado de personalidade jurídica, de direito público ou privado, e destinado, por lei, ao desempenho de atividades do Estado na ordem social, com capacidade de autoadministração e mediante controle da Administração Pública, nos limites da lei. (Di Pietro, 2013, p. 496.)

Daí pode-se ver as suas características, sendo que elas: devem ser dotadas de patrimônio; ter personalidade jurídica, pública ou privada, conforme atribui a lei; devem desempenhar atividade estatal no âmbito social; ter capacidade de autoadministração e serem sujeitas ao controle administrativo ou tutela por parte da Administração Direta, sempre nos limites atribuídos em lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com