TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Ambiental

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Flávia Rodrigues Alves

Matrícula: 1433059

Disciplina: Direito Ambiental

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO

A preservação do meio ambiente exerce uma grande influência dentro da análise dos danos causados ao nosso Planeta. A degradação provocada pelo homem é de difícil reparação, e quando possível é excessivamente dispendiosa à sociedade.

A prevenção é considerada um princípio fundamental que busca a conservação do meio ambiente, e que sobretudo visa impedir a ocorrência de danos graves ou irreparáveis aos recursos naturais.

O meio ambiente constitui em um bem público e sob esta perspectiva são necessárias ações educacionais para o uso sustentável e consciente dos recursos ambientais, visando assegurar a renovação quantitativa e qualitativa desses recursos em busca de um funcionamento equilibrado dos ecossistemas.

É inegável que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte afetou vários direitos sociais da população que precisou ser retirada das margens do rio Xingú, entre outros prejuízos ambientais cujos efeitos permanecem incalculáveis.

A implementação da Usina promove uma modificação drástica dos recursos ecológicos, o que ocasiona um espécie de interação destrutiva na qual animais e plantas são exterminados.

A construção da Usina de Belo Monte inevitavelmente prejudicará o bioma da região, irá desestruturar a comunidade ribeirinha e causará danos irreparáveis aos ecossistemas naturais.

Infelizmente construção da Usina de Belo Monte não é o primeiro erro cometido pela humanidade, podemos citar por exemplo a instalação da hidrelétricas como a de Tucuruí cujos impactos ambientais se acentuam com o decorrer do tempo.

A construção de Usinas constitui um contraponto em relação às novas formas de geração de energia limpa, renovável e menos onerosa. É necessário a consonância com o princípio da razoabilidade, explorar outras fontes de energia limpa como o caso da energia solar e eólica ao invés da construção de hidrelétricas como a de Belo Monte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com