TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Ambiental na Administração

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 14

Disciplina de Comércio Exterior

Exportação da Cachaça Brasileira

Professora:

Alunos:

São Paulo, 03 de Abril de 2013.

Produto

O produto escolhido para a exportação é a Cachaça.

Detalhes do produto: Cachaça São Paulo

Componentes: cana-de-açúcar fermentada, destilada e envelhecida em tonéis de madeira por 2 anos.

Características: sabor de cana-de-açúcar picante.

Teor Alcoólico: 39% por volume

Garrafa de vidro de 700ml

Para exportação caixas de papelão com 12 unidades

Dimensões da caixa de papelão: L32,5 X C24,5 X A31 cm

Peso Bruto por caixa de papelão – 13,5 kg

Pallet com 128 caixas – Máximo empilhado: 08 caixas de papelão

Metragem cúbica por caixa –  0,0247 m3

Metragem cúbica por pallet –  3,16 m3

Metragem cúbica total utilizada – 31,60m3

Máximo 10 pallets de 1,20 por 1,20 em cada container de 20 pés

Dimensões do container – 6,058 m comp x 2,438 m larg x 2,591 m alt

15.360 garrafas por container de 20 pés

Peso total: 17.280kg

Preço unitário do produto ( não inclui frete, seguro, etc) – US$ 9,00

Preço total – US$ 138.240,00

Considerada uma carga frágil (Handle with care)

Mercado Alvo

Estados Unidos – Atualmente o 10º comprador do produto brasileiro.    Empresa compradora: Rede de supermercados WallMart / Sam´s Clubs, o produto será comercializado inicialmente no Estado da Florida onde a rede de supermercados conta com mais de 279 unidades de vendas espalhadas pela região, além de contar com 6 centros de distribuição.

A escolha deste local se deve ao crescimento no consumo/vendas, segundo dados da Apex as exportações de cachaças brasileiras para os EUA cresceram 32,97% em valor (Janeiro a julho/2012, comparado com mesmo período de 2011).

História da Cachaça

“A cachaça, bebida feita da fermentação e destilação do melaço proveniente da cana-de-açúcar foi descoberta pelos escravos dos engenhos de açúcar em meados do século XVI. Era considerada uma bebida de baixo status perante a sociedade, pois era consumida apenas por escravos e brancos pobres, enquanto a elite brasileira da época preferia vinhos e a bagaceira (aguardente de bagaço de uva), trazidos de Portugal.

Porém, mesmo assim os engenhos de cachaça foram se espalhando, tornando-se a bebida alcoólica mais consumida no Brasil Colônia. Com isso, a Corte Portuguesa proibiu sua produção, comercialização e consumo sob a justificativa de que seu consumo pelos escravos poderia ameaçar a segurança e a ordem da Colônia, e que prejudicava, também, o rendimento dos trabalhadores das minas de ouro e no comércio local. Entretanto, o principal motivo, segundo alguns historiadores, é que a cachaça produzida no Brasil começou a ganhar espaço junto à classe média da época, levando à diminuição do consumo da bagaceira, importada de Portugal e, consequentemente, arrecadando menos impostos.

Como na prática nunca se conseguiu acabar com o consumo da bebida, em meados do século XVIII a Corte Portuguesa decidiu taxar a venda da cachaça, porém sem sucesso, pois a sonegação era muito elevada e a aguardente tornou-se um símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

Quando o produto nacional começou a ganhar força entre todas as classes sociais, alguns setores da elite e da classe média do século XIX e início do XX iniciaram um movimento de preconceito contra a cachaça, uma vez que eles buscavam uma identidade mais próxima da europeia.

Somente durante a Semana de Arte de 1922, quando se buscou as raízes brasileiras, é que a cachaça voltou a ser considerado um símbolo da cultura nacional e contra a adoção da cultura européia. E, desde então, é considerada a mais brasileira das bebidas e famosa em todo o mundo.

Cachaça, caninha, pinga, cana e aguardente de cana

Para que o produto receba a denominação de cachaça, deve obedecer os parâmetros estabelecidos pelo Decreto n° 2314, de 4 de setembro de 1997, que regulamenta a padronização e classificação de bebidas.

Sendo a cachaça, caninha, cana ou aguardente de cana toda bebida que utilize a cana-de-açúcar como matéria-prima e com sua graduação alcoólica entre 38% e 54% em volume, a 20° C, podendo ainda ser acrescida de açúcar em até seis gramas por litro, sendo que quando a adição de açúcar for superior a seis e inferior a 30 gramas por litro deve receber a denominação de cachaça adoçada, caninha adoçada ou aguardente de cana adoçada.

 


Consumo e produção 

A aguardente de cana é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. Segundo o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25%, da forma artesanal.

O Brasil consome quase toda a produção de cachaça,  por volta de 1% a 2 % é exportado (2,5 milhões de litros).    Os principais países compradores são: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal (Tabela 1). 

[pic 1]

 Fonte: Rodrigues et al. (2006).

Tabela 1. Principais países importadores de cachaça.

A cachaça é produzida em todos os Estados brasileiros, mesmo naqueles onde o cultivo da cana-de-açúcar não é favorável. Os maiores produtores de cachaça são: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%), Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Goiás (8%), Paraná (4%), Paraíba (2%) e Bahia (2%), sendo os três primeiros responsáveis por quase toda produção de cachaça industrial (Figura 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (495 Kb)   docx (146.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com