TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil VI - Semana 1

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Semana 1 RESOLVIDA

Caso Concreto 1

Resposta: Não, os 3 não terão os mesmos direitos sucessórios, pois a lei aplicável é aquela em vigor no momento do óbito e de acordo com o caso concreto, no momento do óbito de João a Constituição de 88 ainda não se encontrava em vigor. Sendo assim serão diferentes os direitos dos filhos legítimos e do filho adotivo.

Caso Concreto 2

Resposta: Não, Mauro não poderia dispor da integralidade do seu patrimônio, pois antes de Lúcia ele possui herdeiros necessários conforme artigos 1845 e 1846, ambos do Código Civil. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.

Sendo assim, sendo 50 mil de sua esposa e dos 50 mil restantes ele poderia dispor de metade, ou ¼ do total para Lucia

(Mauro não tem a liberdade plena para testar podendo deixar p Lucia o equivalente a 25 mil, ou ¼ ou a parte disponível, pois os outros 25 mil fazem parte da legitima, pertencente necessariamente a Andrea e os outro 50 mil é meação para sua mulher)

Caso Concreto 3

Resposta: Não, as alegações não estão corretas, Ana e Luiza são comorietes de acordo com o artigo 8 do Código Civil, sendo assim, Luiza não obteve herança não deixando nada para Cláudio e sendo apenas Daniela a herdeira da mãe.

(Não sendo possível identificar quem primeiro faleceu resta caracterizar a comoriencia entre Ana e Liza, art. 8 CC. Com a morte de Ana sua única herdeira é a filha sobrevivente Daniela (art. 1829 I). Assim se Luiza nada herdou de Ana, Claudio não tem direito a meação, da mesma forma como Luiza não tinha descendentes, não deixou herdeiros aptos a representa-la no quinhão que sua mãe lhe deixaria. Não a direito de representação em favor de cônjuge  (art. 1851 CC) assim nada herdará nada.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com