TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial - Fichamento Texto Cialdini

Por:   •  9/4/2019  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Luis Gustavo Vedovato

FGVLaw – Direito Empresarial

Matéria: Técnicas de Negociação para Advogados.

O presente fichamento tem por base o texto A ciência da Persuasão de Robert B. Cialdini, conforme abaixo segue:

O Autor inicialmente demonstra vasta experiência sobre o assunto, o qual estuda sobre o comportamento do ser humano para gerar uma resposta positiva independente do assunto, para isso, utiliza alguns de seus princípios, sendo eles: reciprocidade, coerência validação social, gostar (de alguém), autoridade e escassez.

No que diz a respeito a reciprocidade o Autor pontua que é dando que se recebe, todavia, não necessariamente o que foi recebido pelo presenteado não foi solicitado ou se quer desejado, porém, ele se sentirá obrigado a restituir o favor que lhe foi concedido. Menciona ainda, que a reciprocidade se aplica também a concessões entre as pessoas e uma técnica de garantir o que precisa ou almeja, propondo algo mais simples quando o que o mais complexo fora negado.

No tópico Coerência, o Autor traz exemplo da simplicidade e cortesia na comunicação, aderindo ao próximo um compromisso público a causa e que surtam efeito de que venha ser cumprido aquilo que o outro pretende, pois quando algo se torna público, a pessoa tende a cumprir com o que se comprometeu.

Sobre a validação social é colocado pelo Expert, mais uma experiência realizada por cientistas, concluíram que apenas uma pessoa tem uma ideia a chance de atingir mais pessoas é pequena, porém quando um grupo de pessoas tem a mesma ideia aumenta significativamente o número de seguidores.

Contudo o tópico gostar (gostar “de alguém”), é trazido à baila pelo Autor que o simples fato de ter afeição, afinidade e empatia com uma pessoa, fica muito mais fácil de dizer o “sim” para ela, demonstra também, que a atração física pode ser um grande fator de influenciar as pessoas mesmo a aparência sendo algo fútil perto do que está em jogo. Não apenas e tão somente o gostar, mas também a similaridade entre as coisas, elogios e a cooperação mencionam o Autor, que são fatores que produzem sensações positivas fazendo com que a outra parte venha a “gostar” do outro para que alcance o pretendido.

O símbolo de Autoridade trazido pelo autor, informa sobre o alerta a ser observado quando aplicada afirmações falsas por autoridades, pois, o simples fato de serem autoridades, deveríamos confiar nas atitudes e afirmações, porém podem nos manipular e sermos levados ao erro.

Quanto a Escassez mencionada pelo Autor do texto em tela, o mesmo emprega o fato de que quando não temos recursos ou quando esses recursos são escassos a uma tendência de que eles se tornem mais desejáveis. Também menciona sobre a escassez da informação, quando ela se torna exclusiva existe sobre ela uma significante preferência.

Por fim, quanto ao tópico saber é poder nos apresenta que, aquele que sabe utilizar as seis inclinações acima mencionadas terá um melhor poder de convencimento. Todavia, não menciona que não estamos ligados apenas a estas seis técnicas apresentadas para atingirmos o que pretendemos, porém, dizer um sim bem fundamentado poderemos persuadir os outros demostrando o domínio sobre o assunto em pauta, compromisso sobre o que está sendo dito, cooperação, irão atender interesse de ambas as partes, com isso atingiremos uma qualidade significativa na negociação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com