TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito administrativo

Por:   •  31/5/2016  •  Tese  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade prática de Direito Empresarial  

Nome = Sandra Do Carmo Maia

 RA= 4423867042

Passo 2 - Responder às seguintes questões, após leituras indicadas no passo anterior:

Resposta: As atividades consideradas empresariais na legislação vigente são as economicamente organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, conforme prescrito no artigo 966 do Código Civil, que são eles: Profissionais liberais, ou seja, aqueles que prestam serviços de forma direta, e também os profissionais intelectuais, de acordo com o artigo.

O parágrafo único do mesmo artigo ressalta o seguinte:
Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. Temos aqueles empresários que trabalham em atividade rural familiar, que também se enquadram neste aspecto (art. 971 do Código Civil);
E por fim, temos os artigos: 982, em seu parágrafo único; art. 1093 até o art. 1096, ambos encontrados no Código Civil.

2. Quais os requisitos para ser empresário e os impedimentos para exercer a atividade empresarial?
Resposta: Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, conforme descreve o artigo 972 de nosso Código Civil. O empresário pode constituir-se de duas formas:

 Como Pessoa Física que é o Empresário Individual, como Pessoa Jurídica que é a sociedade empresarial.

 
O impedimento se dá quando a pessoa que não se encontra em pleno gozo da capacidade civil tornando legalmente impedida. Podemos citar também alguns impedidos de exercer a atividade empresarial que são os falidos, porém, basta à declaração de extinção das obrigações para considerar-se reabilitado. Se houve crime falimentar, deverá após o decurso do prazo legal, obter a declaração de extinção das obrigações e a sua reabilitação penal. Também são impedidos os funcionários públicos, os devedores do INSS também não poderão exercer a atividade empresarial (Lei n. 8.212/91, art. 95, §2°, d). Deputados e Senadores também não podem ser empresários de empresas que gozem de contrato com o governo.  Aqueles que foram condenados pela pratica de crime que vede o acesso à atividade empresarial (art. 35, II, da LRE), também não poderão exercer a atividade empresarial, até que concedida a reabilitação penal.

3. A prática de atos isolados caracteriza o sujeito como empresário? Justificar.
 Não se configura o sujeito como empresário é uma seqüência de atos, com finalidade em comum, ou seja, não basta apenas um ato isolado para constituir uma empresa, mas sim uma seqüência de atos dirigidos à mesma finalidade.

4. Sócios e acionistas podem ser considerados empresários? Justificar.
 Os sócios e acionistas não podem ser considerados empresários.
Conforme prescreve art. 966 do Código Civil, empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Os acionistas Têm o dever de integralizar as ações subscritas, de voltar no interesse da companhia. Tem as ações subscritas, de voltar no interesse da companhia. Tem direito a dividenda participação proporcional nos lucros.

5. Pode-se dizer que o “camelô” exerce atividade empresarial? Justificar.

Resposta: Sim, conforme descrito no artigo 966 CC:
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Como podemos ler no artigo, o camelô exerce atividade econômica para circulação de bens, portanto ele exerce atividade empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com