TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito ambiental

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

DANO AMBIENTAL: MATERIAL E MORAL.

        O dano ambiental causado pelo ser humano na atual legislação brasileira é passível de punição em três esferas segundo a Lei 9605/98 que são elas, a punição administrativa, a criminal e a civil. A responsabilidade civil pressupõe uma reparação proporcional ao dano, por parte de quem a ocasionou, como forma de reposição ou de indenização aos lesados. Os danos na responsabilidade civil são de natureza material ou moral.

Primeiramente devemos entender o que significa o dano ambiental, é toda lesão causada por uma ação humana, podendo ser ela culposa ou não, que é cometida aos recursos ambientais causando a degradação e consequentemente o desequilíbrio ecológico das espécies. A gravidade do dano causado é o ponto fundamental para se exija a reparação do meio ambiente por parte do causador do problema, pois como a CF/88 já diz em seu Art. 225, “o meio ambiente é bem de uso comum do povo”, portanto qualquer dano que venha prejudicá-lo ira atingir diretamente toda sociedade. Dessa forma, dano ambiental é toda violação ao meio ambiente, em virtude de atividade econômica consideravelmente poluidora por ato comissivo ou omissivo praticado por qualquer pessoa (SIRVINSKAS, 2003).

O dano ambiental material é considerado um dano patrimonial, pois há a obrigação de reparar um bem ambiental destruído que pertence a toda sociedade, dentre os quais se destacam o desequilíbrio ecológico causado pela exploração desordenada dos recursos naturais, lesão a um determinado espaço protegido (APP), e os incômodos físicos ou lesões à saúde da população, devendo estes ser integralmente recuperados. Quando este dano for irreversível, e não puder ser recuperado será possível à indenização em dinheiro. Mas a primeiramente será feita a tentativa de deixa-lo como ele era antes de ocorrido o dano, sendo que o objetivo do dano ambiental material é a preservação ou a reparação do bem degradado.

Já o dano moral ambiental é todo dano que não tenha um prejuízo econômico, que afeta à coletividade em razão da lesão causada ao meio ambiente, ocasionando a destruição e o desequilíbrio ecológico, vindo a prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade próxima que depende do meio ambiente para sobreviver. O dano moral ambiental é um dano subjetivo, ou seja, o sofrimento, a dor, o desgosto de certa coletividade, em razão de um determinado dano ao patrimônio ambiental. O dano ambiental se subdivide em dano ambiental coletivo que afeta certa quantidade de pessoas de uma região e dano ambiental moral individual que por sua vez compromete a tranquilidade de uma pessoa ou família.

REPARAÇÃO DOS DANOS: TEORIA SUBJETIVA, TEORIA OBJETIVA E TEORIA DO RISCO INTEGRAL.

        Ocorrido dano ao meio ambiente o agente causador será obrigado a repara-lo devendo ser observado diferentes teorias na aplicação da sanção. Que são elas a teoria subjetiva, objetiva e do risco integral.

        Na teoria subjetiva se faz necessário que haja os pressupostos do dano e do nexo causalidade, sendo dispensando os demais elementos como a culpa exclusiva do autor, fato ocasionado por terceiro ou caso fortuito. Esse método gera uma impunidade do agente, pois haveria enorme dificuldade em se provar a culpa do causador do dano ambiental, seria necessário provar a culpa do agente e se ele realmente agiu com dolo ou culpa, para dai surgir o dever de indenizar e reparar. Esta teoria não é muito utilizada pelos legisladores brasileiros.

        De acordo com a teoria objetiva o que interessa é a responsabilidade pelo dano causado e não a conduta ou comportamento do agente, em outras palavras a atividade geradora do dano é lícita, mas causou dano a outrem, dessa forma, aquele que exerce tal atividade tem o dever de ressarcir o dano. A teoria objetiva é basicamente o resultado de uma conduta antijurídica, seja de uma ação ou omissão, que se origina um prejuízo a ser ressarcido, portanto na responsabilidade civil objetiva, basta apenas à existência do dano e o nexo de causalidade com a fonte poluidora, não há necessidade da demonstração da culpa esse pressuposto é irrelevante. A principal diferença entre subjetiva e objetiva esta na culpa do agente causador do dano, para que alguém possa ser punido com o dever de indenizar os danos causados, deverá ser provado se este agiu com culpa ou dolo, com o propósito de ocasionar o dano.

        Por outro lado a teoria do risco integral que por sua vez não admite as excludentes da culpa da vítima, por força maior ou caso fortuito, o dever de indenizar permanece mesmo que o dano seja proveniente, por exemplo, de forças da natureza. A ilicitude ou não da conduta do agente é irrelevante para caracterizar sua responsabilidade, pois provado a causalidade entre a atividade exercida e o dano causado, nasce o dever de indenizar. Por ser um método extremamente gravoso esta teoria é adotada somente em casos excepcionais, alguns autores defendem que nela não se faz necessário o nexo causal, devendo apenas existir a conduta do agente e o dano ambiental. De acordo com a teoria do risco integral, o Estado pode ser responsabilizado solidariamente ao lado do poluidor, em empreendimentos sujeitos a sua aprovação, autorização e fiscalização legal por parte Poder Público, um exemplo são as usinas nucleares de responsabilidade da exclusiva da União.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com