TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito ambiental

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.658 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE SÃO JOSÉ

CURSO DE DIREITO

SÃO JOSÉ

17 de junho de 2015

ACADÊMICOS:

ANELIZE FLOR ZIMERMANN - RA: 6823487764

CAMILA HERMENEGILDO DE SOUZA - RA: 6657417758

EMILY DOS SANTOS – RA: 6814013300

GEOVANE LOFFI - RA: 6819456633

JESSYKA APARECIDA ZIMERMANN - RA: 6823487725

KAREN NUNES – RA: 6814005939

STEFANY CUNHA – RA: 6814006160

DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL

PROFESSOR: EUNICE SCHLIECK

TURMA: 5ª FASE “A”

SÃO JOSÉ

2015

Tutela do Meio Ambiente do Trabalho

Meio Ambiente do Trabalho

Meio ambiente não conceitua apenas natureza. Conceitua também os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma instituição pública ou privada.

Meio Ambiente do trabalho é uma das espécies do meio ambiente ecologicamente equilibrado Mencionado no art. 225CF. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Define-se meio ambiente do trabalho sendo um conjunto de instrumentos, bens e meios de natureza material e imaterial, no qual os seres humanos exercem atividades laborais (Art.200CF). O conceito de meio ambiente do trabalho está ligado diretamente com o ser humano trabalhador no seu cotidiano, em sua atividade laboral exercida em proveito de outrem. Seu objetivo jurídico é a saúde e a segurança do trabalhador, para que desfrute a vida com qualidade, através de meios adequados para evitar a degradação e a poluição em sua vida. Um espaço não adequado ao trabalhador representa uma agressão a sociedade.

É nesse ambiente que o trabalhador fica exposto aos riscos de atividades insalubres, produtos tóxicos e perigosos. Devendo ser esse um lugar com condições adequadas para as atividades desenvolvidas pelo trabalhador proporcionando-lhe uma digna qualidade de vida.

O direito ambiental não se preocupa tão somente com a poluição emitida pelas indústrias como também com a exposição dos trabalhadores a riscos eminentes de seus agentes agressivos.

Amplia cada vez mais a necessidade nas empresas e nas instituições publicas de se adotarem critérios com o objetivo de minimizar desperdícios e reduzir impactos negativos no ambiente, provenientes das atividades administrativas. Criar um plano de ação neste sentido é exercer a função social, a ética e a cidadania, na medida em que contribuímos para um melhor aproveitamento e aplicação do dinheiro público.

Cabe a todos nós estimular, orientar e adotarmos atitudes e comportamentos que humanizem o ambiente de trabalho; que ajudem a diminuir danos e riscos à saúde que combatam o desperdício, preservando, assim o bem maior, o próprio cidadão.

É responsabilidade de todos reduzirem a quantidade de lixo, acondicioná-lo corretamente, tratando-o de forma adequada para neutralizar a ação de vírus e bactérias naturalmente ali existentes, capazes de produzir doenças no homem e no ambiente, com prejuízos de dimensões incomensuráveis.

No Brasil ainda há uma elevada falta de cultura empresarial adequda para previnir os riscos ambientais no trabalho, que ainda consiste como foco principal o lucro, no qual acaba deixando de lado o fator humanitário. Precisamos criar uma cultura ambientalista, destacando a do trabalho, pois aí esta o grande número de pessoas atingidas por esses danos

 Na constituição Federal podemos encontrar os fundamentos jurídicos que protegem o meio ambiente do trabalho. No seu Art. 7°, XXII da CF. “São direito dos trabalhadores urbanos e rurais, alem de outros que visem a melhoria de sua condição social: (...)XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

No art. 200 CF. Ao sist VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Segurança e saúde do Trabalhador

O meio ambiente do trabalho deve ser sadio e adequado para o trabalhador. Como diversas empresas tem um ambiente de trabalho agressivo, deve o industrial fornecer equipamentos adequados para ao menos se evitar o contato direto do trabalhador com esse ambiente agressivo.

Assim como indicam os índices, os acidentes do trabalho ocorrem na maioria das vezes por práticas inadequadas no ambiente do trabalho, podendo-se mencionar como cita Simão Melo:

a) A falta de investimento de investimento na prevenção de acidentes por parte das empresas;

b) Os problemas culturais que ainda influenciam as classes patronal e profissional no que diz respeito a não priorização da prevenção dos acidentes laborais;

c) A ineficiência dos poderes públicosquanto ao estabelecimento de polícas preventivas e fiscalização dos ambientes de trabalho;

d) Os maquinário e implementos agrícolas inadequados por culpa de muitos fabricantes que não cumprem corretamente as normas de segurança e orientações previstas em lei;

e) A precariedade das condições de trabalho por conta de práticas equivocadas de flexibilização do direito do trabalho.

Salienta o referido autor que a solução vai depender de todos e principalmente de sua concientização para diminuir os riscos ambientais, consequentimente conduzindo a eliminação dos riscos para a saúde do trabalhador.

Sanções administrativas

O ordenamento jurídico brasileiro, a partir da Constituição Federal, já garante implicitamente o direito de um meio ambiente de trabalho sadio e em boas condições. Ainda, a Consolidação das Leis do Trabalho, menciona diretamente esta proteção e sua forma punitiva no caso de desrespeito, em seu artigo 161:

Art. 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com