TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito comercial, aval, endosso, letra de cambio

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  12.138 Palavras (49 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 49

Direito Cambiário 06/08/2015 (quinta-feira/primeira aula)

- Título de Credito: Capítulos 16 à 23 do FUC

- Câmbio: É troca, então vamos imaginar que o Felipe vai para os USA e vai precisar de mil dólares, a onde ele vai trocar essa moeda? Em casas de câmbio, banco do Brasil...  

Então esse direito cambiário esta relacionado a troca. Troca do que? Troca de creditos, circulação de credito.

Como é que surge a necessidade de você criar regras para a circulação de credito? Qual é a origem?

- Crédito: Confiança

- Origem dos Títulos: O direito comercial veio de Roma, mas as regras mesmo começaram Itália Renascentista em Genova, Milão, Florença... Aquela região, aqui a mesma coisa, porque aquela região da Europa foi a primeira renascer, a florescer economicamente, comercialmente. Em Veneza por exemplo chegava mercadoria do mundo todo e ele vendiam para boa parte da Europa e claro que nestas relações nem sempre você compra a vista. Bom além disso obviamente lá na Itália renascentista para você carregar as moedas eram sacos e mais sacos de moedas, e cada cidade, cada principado tinha uma moeda diferente, naquela época o comerciante tinha que andar com baús de moedas correndo o risco de serem assaltados, então começa a surgir a necessidade de você circular este dinheiro sem ser em espécie. Então na Itália surge a ideia de o que hoje temos de banco, lá surgem os embriões do que hoje são os bancos os cambistas. Os cambistas faziam troca de moeda .

- Letra de Câmbio: nº 57.663/1966

No caso da letra de câmbio tínhamos:

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

O Comprador dava a ordem ao Cambista e o pagava o Vendedor. Então esse cambista emitia a Carta de Troca: Ordem de Pagamento.

Uma pessoa dá a ordem e a pessoa se quiser cumpre a ordem.

- Nota Promissória: Na nota promissória a relação é diferente, porque eu não tenho uma terceira pessoa, não é uma relação triangular e sim linear. Nela eu tenho:

[pic 5][pic 6][pic 7]

A nota promissória então é uma PROMESSA DE PAGAMENTO. Eu me obrigo diretamente a pagar.

- Lei do Cheque: nº 7.357/1985

- Lei das Duplicatas: nº 5.474/1968

- Princípios do Direito Cambiário:

  • Literalidade (vale absolutamente o que esta escrito);

  • Cartularidade (é a necessidade do documento);
  • Autonomia (as obrigações autônomas, elas são independentes);
  • Conceito Legal (esta no art. 887 do Código Civil, conceito legal do título de crédito).

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.

Art. 887. O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.


Capítulo 16 - 13/08/2015 (quinta-feira/primeira aula)

- Conceito:

* Artigo 887 do Código Civil - O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

- Origem:

Começou na Itália renascentista.

Letra de Cambio vem do Italiano, LETRA = carta de troca, carta de cambio.

- Princípios:

- Cartularidade: Significado - cartularidade ou incorporação é a característica pela qual o crédito se incorpora ao documento, ou seja, se materializa no título, assim por exemplo, o direito de crédito de um cheque está incorporado nele próprio, portanto basta apresentá-lo no banco sacado para exercer o direito.

Então o conceito de título de credito é, documento necessário para o exercício do direito literal (documento necessário para o Principio da Cartularidade), você precisa do documento para exercer os seus direitos, para o exercício do Direito Literal vale o que esta escrito no cheque.

Direito Autônomo - Então eu falei para você que esse principio da autonomia tem a ver com a independência das obrigações. Então quando eu emito um título, eu me obrigo como emissor, emitente e quando esse titulo é endossado a pessoa que endossa se obriga como endossante. São obrigações independentes.

Quando alguém avaliza o título ele se obriga também de forma independente como avalista, então são coisas distintas. Essas obrigações são autônomas.

- Classificação:

- Quanto à estrutura: Nós temos Ordem de Pagamento ou Promessa de Pagamento. A Ordem de Pagamento tem uma estrutura triangular, então na ordem de pagamento temos a pessoa que dá a ordem (sacador), a pessoa que irá cumprir a ordem (sacado) e tem o beneficiário (tomador).

Como visualizamos o que foi falado:

No cheque, quem dá a ordem? Emitente.

Ele dá a ordem para quem? O Banco e o banco cumpre se achar que em que cumprir, se tem fundos, cheque especial...

Aqui temos a estrutura de uma Promessa de Pagamento. A Promessa de pagamento tem uma estrutura linear, porque eu me obrigo diretamente com o credor, então eu prometo pagar uma quantia determinada na data tal... que é a nota promissória.

- Quanto às hipóteses de emissão: Se classificam como Causais ou Não Causais. Título Causal é o título que tem uma causa específica, uma causa que lhe da origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.4 Kb)   pdf (430.6 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com